Direto do túnel do tempo (87)

alboreto83

RIO DE JANEIRO – Os fãs da finada escuderia de Fórmula 1 Tyrrell merecem a distinção. Hoje, dia 5 de junho, completam-se 30 anos da última vitória de um carro alinhado por Ken Tyrrell na categoria máxima.

Aconteceu no GP dos EUA disputado em Detroit, onde Michele Alboreto, uma descoberta – das muitas – de “Tio Ken”, aproveitou-se de um furo de pneu na Brabham BMW de Nelson Piquet para assumir a ponta na 51ª de um total de 60 voltas. Com o Tyrrell 011 de motor Ford Cosworth DFY V8, de aspiração normal, o Marocchino também deu à griffe Benetton, que começava a aparecer no automobilismo – e mais tarde passaria de patrocinadora à dona de equipe – sua primeira vitória.

O triunfo de Alboreto na capital do automóvel foi o último de um motor aspirado na chamada “Era Turbo” e o último suspiro da geração DFV da Cosworth, onde os motores mudaram de sigla porque eram, teoricamente, mais potentes que a vetusta unidade construída a pedido da Ford por Mike Costin e Keith Duckworth, lá pelos idos de… 1967. Até hoje, o Cosworth V8 é o motor mais vitorioso da história da Fórmula 1.

Há 30 anos, direto do túnel do tempo.

7 respostas em “Direto do túnel do tempo (87)

      • Estava futucamdo o stats f1 vendo a diferença de potência de motores aspirado pra os turbos nesse ano de 1983. Tem diferenças de 120 cv entre um Ferrari e o DFY da tyrrel. Hj é inimaginável um carro com diferença tao grande em potência ganhar uma prova de f1! Obrigado pela resposta. Abç!

      • Como V8 concordo, a Ferrari teve V-12 , V-8 , V-6 aspirado e turbo, e 4 em linha na Ferrari 500 de 1952-54

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s