Ponto de ônibus (19)

405183_399905363396275_1920122477_nRIO DE JANEIRO – Av. Graça Aranha, centro do Rio de Janeiro, que acabara de perder o posto de capital da república – o ano é 1961. Vejam na foto um ônibus “Camões”, com carroceria Grassi e mecânica inglesa AEC, da extinta Viação Tarumã com o número de ordem 18014, que fazia a linha 12 entre a Estrada de Ferro Central do Brasil e o Leblon. À esquerda, além de um Simca, podemos divisar um carro da Viação Leopoldina, igualmente extinta.

Notem que o “Camões” da linha 12 tinha, como vários modelos da época, o escapamento elevado na traseira, com os gases sendo expelidos sobre a capota do ônibus. E que os fios dos trólebus já estavam instalados para que esses modelos tivessem sua primeira aparição em 31 de agosto de 1962.

Anúncios

2 respostas em “Ponto de ônibus (19)

  1. Muito legal essa foto, dois veículos em que andei muito quando era garoto: um “doze”, o Camões marrom escuro, e um Chambord como o do meu velho!
    E a Graça Aranha com a mão ao contrário de hoje, né?

  2. Gostaria de ver uma foto do ônibus Camões de frente. Lembro-me que a entrada dos passageiros era pela frente do ônibus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s