Silly season USCC 2014: como ficarão as equipes de GT

RIO DE JANEIRO – Após um panorama de como poderão atuar as equipes de protótipos no futuro Tudor United Sports Car Championship, vamos a uma análise de como virão os times das divisões GTLM (GT Le Mans) e GTD (GT Daytona). A GTLM obedece ao regulamento técnico ACO/FIA e a GTD reúne os carros que estavam homologados para a Rolex Sports Car Series, os Porsche Cup e demais modelos GT3.

Confiram:

Classe GT Le Mans (GTLM)

Equipes confirmadas:

Corvette Racing
Carro: Chevrolet Corvette C7-R
Pilotos: Jan Magnussen/Antonio Garcia e Oliver Gavin/Tommy Milner

A Corvette vem para a 10ª temporada consecutiva no automobilismo estadunidense com uma nova arma para manter a hegemonia na divisão GTLM: entrará em ação o novo modelo C7-R, baseado no carro de produção de série e que sucederá o C6-R. Os pilotos titulares seguem os mesmos – mas para Sebring e Daytona, a equipe chefiada por Doug Fehan terá que se socorrer de novos nomes, uma vez que Jordan Taylor e Richard Westbrook estarão a serviço de equipes da divisão Prototypes.

BMW Team RLL
Carro: BMW Z4 GTE
Pilotos: a confirmar

O time de Bobby Rahal e David Letterman regressa para mais uma temporada com o modelo Z4 GTE após um bom ano de estreia do sucessor do M3 GTR. A equipe ainda não anunciou quais serão seus pilotos titulares em 2014, mas tudo indica que John Edwards deve ser efetivado como titular no posto de Joey Hand, que só deverá colaborar com o time em eventos pré-selecionados. A equipe vai alinhar dois carros como no último ano da ALMS.

SRT Motorsports
Carro: SRT Viper GTS-R
Pilotos: a confirmar

Em um ano e meio apenas nas pistas, o projeto da SRT Motorsports nas competições de Grã-Turismo superou as expectativas mais otimistas. Os carros foram velozes, competitivos e obtiveram bons resultados na ALMS, incomodando a concorrência. Para o lineup de pilotos, pode ser que haja novidades no que diz respeito as corridas longas. Ryan Dalziel não vai colaborar com a equipe no TUSCC desta vez. Seguirão com dois carros em 2014.

Team Falken Tire
Carro: Porsche 911 (991) GT3 RSR
Pilotos: Wolf Henzler/Bryan Sellers

A equipe capitaneada por Derrick Walker e com o patrocínio do fabricante de pneus Falken regressará para mais uma temporada, com o novo modelo 991 da Porsche. A parceria formada por Wolf Henzler e Bryan Sellers continua e um terceiro piloto, provavelmente ligado à montadora alemã, será indicado ainda para as corridas longas. Terão um carro no USCC em 2014.

Equipes a confirmar:

Porsche Motorsport North America
Carro: Porsche 911 (991) GT3 RSR
Pilotos: a confirmar

Existe uma possibilidade remota da Porsche regressar aos EUA com um time oficial de fábrica na GTLM. Tudo dependerá do nível de envolvimento da marca alemã no WEC, na classe LMGTE-PRO – onde o programa pode ser mantido. A CORE Autosport pode ser eleita o time oficial da Porsche no TUSCC, por conta da presença do excelente Patrick Long. Caso isto ocorra, serão dois bólidos nas pistas no próximo ano.

Muscle Milk Pickett Racing
Carro: a confirmar
Pilotos: a confirmar

Além da provável permanência de sua equipe no TUSCC na classe de Protótipos, Greg Pickett planeja o envolvimento com a competição também nos GTs – em qualquer uma das duas classes em disputa. O dono do time californiano negocia com três fabricantes diferentes – entre eles Bentley e Mercedes-Benz. Tudo, por enquanto, mera especulação. Se realmente disputarem nestas subclasses, virão com um ou dois carros.

Risi Competizione
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: a confirmar

A equipe de Giuseppe Risi depende de patrocínio para poder continuar envolvida no TUSCC em 2014, apesar do razoável ano de regresso às competições após um ano ausente. Caso as peças se encaixem, o time sediado em Houston, no Texas, deve alinhar mais uma vez a sua usual Ferrari F458 Italia, com pilotos indicados pelo construtor italiano.

Classe GT Daytona (GTD)

Equipes confirmadas:

Scuderia Corsa
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: Alessandro Balzan e a confirmar

Tudo indica que a equipe que levou o italiano Alessandro Balzan ao título da GT na última temporada da Rolex Sports Car Series deve permanecer nas pistas com pelo menos uma Ferrari F458 Italia adaptada ao regulamento GTD. Já confirmaram presença no primeiro teste de pré-temporada nos circuitos de Sebring e Daytona.

Magnus Racing
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Andy Lally/John Potter

Vice-campeã em 2013 na Rolex Sports Car Series, a Magnus Racing foi a primeira escuderia a receber o novo Porsche 911 GT America, específico para as competições da classe GTD do TUSCC. Os pilotos titulares estão confirmados: John Potter e Andy Lally seguem a bordo para o próximo campeonato.

Flying Lizard Motorsports
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: a confirmar

Os “Lagartos Voadores” trocam a Porsche, após 10 temporadas de parceria, pela Audi. O acordo contempla o uso do modelo R8 LMS na classe GTD no próximo ano. Pilotos ainda não foram definidos, mas de concreto – mesmo – só a volta do patrão Seth Neiman ao volante. O time deve ter pilotos oficiais da marca alemã nos eventos de longa duração, principalmente Daytona, Sebring e Petit Le Mans. A FLM virá com duas inscrições fixas em 2014.

Alex Job Racing
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Cooper MacNeil/Leh Keen e Ian James/Mario Farnbacher

Tradicional cliente Porsche, a Alex Job Racing mantém os laços com o construtor alemão em 2014, envolvida apenas na divisão GTD após uma participação sem muito brilho na LMGT no extinto campeonato da American Le Mans Series. O time de Holly e Alex Job terá dois 911 GT America inscritos. Cooper MacNeil está confirmado para o próximo ano, com o apoio da WeatherTech, contudo ainda sem parceiro confirmado. No segundo Porsche, alinhado em parceria com o Team Seattle, estarão Ian James e o alemão Mario Farnbacher.

Dempsey Racing
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: a confirmar

O time do popular galã de Hollywood Patrick Dempsey cumpriu um ano honesto no recém-encerrado campeonato da ALMS e se prepara para o novo desafio: ano que vem, vão correr na GTD com dois Porsche 911 GT America – um deles, certeza absoluta, com McDreamy a bordo. Andy Lally, fechado com a Magnus Racing, não poderá colaborar com Dempsey no próximo ano, o que aumenta a chance para outros pilotos com patrocínio conseguirem postos de titular em 2014. A equipe terá dois carros.

Riley Technologies
Carro: SRT Viper GT3-R
Pilotos: Jeroen Bleekemolen/Ben Keating

Uma das boas novidades para o TUSCC é a estreia do SRT Viper na configuração GT3, homologado para a divisão GTD. A Riley Technologies desenvolverá o carro que pertencerá a uma equipe montada pelo piloto Ben Keating, cujo principal reforço é o excelente piloto holandês Jeroen Bleekemolen. Virão com apenas um carro para toda a temporada.

NGT Motorsports
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Henrique Cisneros e a confirmar

Ainda abalada pela chocante perda de Sean Edwards, a NGT Motorsports deve prosseguir com sua campanha em terras ianques, agora na GTD com o fim da ALMS e, logicamente, da divisão LMGTC nos EUA. O venezuelano Henrique Cisneros é o único confirmado no time chefiado por Ramez Wahab. O carro do time continuará com a tradicional pintura Momo na próxima temporada.

TRG-AMR North America
Carro: Aston Martin Vantage V12 GT3
Pilotos: a confirmar

Eis uma associação que pode dar o que falar no próximo ano: pela primeira vez em décadas a The Racers Group de Kevin Buckler vai se dedicar 100% à preparação de modelos GT que não sejam Porsche. O time de Petaluma, na Califórnia, assinou com a Aston Martin um acordo de colaboração técnica e comercialização dos carros no mercado estadunidense e o primeiro passo foi dado com a estreia do Vantage nas corridas finais da Rolex Sports Car Series neste ano. Pilotos para os dois carros que devem disputar o campeonato inteiro não foram anunciados e não está descartado o envolvimento de nomes do time oficial de fábrica nas corridas de longa duração.

Park Place Motorsports
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Patrick Lindsey e a confirmar

Mais um time oriundo da divisão GT da Rolex Sports Car Series com planos de competir a tempo inteiro no TUSCC, a Park Place Motorsports tentará um novo piloto para 2014, pois Patrick Long, que colaborou com a escuderia, deve correr na GTLM ano que vem. A equipe busca também patrocinadores para capitalizar recursos que lhe possibilitem alinhar, de novo, dois carros – como aconteceu em alguns eventos neste ano.

GMG Racing
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: a confirmar

O time de James Sofronas participou algumas vezes da ALMS com Porsche, mas estava no Pirelli World Challenge com vários Audi R8 LMS – e o conhecimento adquirido no desenvolvimento do modelo alemão faz com que a escuderia tenha planos de ingressar na divisão GTD em 2014 com um carro da casa de Ingolstadt. As tratativas ainda estão no início.

Equipes a confirmar:

AIM Autosport
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: a confirmar

Após ampliar o esquema para dois carros na última temporada da Rolex Sports Car Series na divisão GT, a AIM Autosport muda de novo o foco para concentrar esforços em um único carro para a temporada de 2014. Contudo, a participação do time canadense ainda é posta em dúvida. Nas próximas semanas, deve haver a confirmação da presença do time no TUSCC, bem como o possível anúncio dos pilotos titulares.

Turner Motorsport
Carro: BMW Z4 GT3
Pilotos: a confirmar

Tudo indica que, após estudar várias possibilidades no horizonte, o time de Will Turner vai continuar com BMW na classe GTD em 2014. O modelo é que não será o mesmo: o M3 deverá dar lugar ao Z4 na versão GT3. Rumores indicam que a equipe fez um treino em Road Atlanta com um carro cedido pelos belgas da Marc VDS. A Turner aguarda a homologação deste modelo na divisão para poder definir seus planos.

Fall-Line Motorsports
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: a confirmar

A equipe com sede em Chicago estreou a meio da temporada da Rolex Sports Car Series neste ano e conseguiu progressos com o Audi R8 LMS. Tudo indica que pretendem permanecer nas pistas em 2014, ampliando o esquema de um para dois carros.

Paul Miller Racing
Carro: a confirmar
Pilotos: a confirmar

O time de Paul Miller sai da GTLM e vai para a GTD, por evidentes questões orçamentárias. Também está sendo estudada a possibilidade do carro do time ser um Audi R8 LMS, ao invés do Porsche 911 GT America. Qualquer que seja o carro, Bryce Miller não deve perder a condição de piloto titular em 2014.

JDX Racing
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: a confirmar

Jeremy Dale e Harrison Brix, sócios do time, têm intenção de participar do TUSCC com um Porsche 911 GT America, mas dependem do fechamento do pacote de patrocínio para assegurar a inscrição do time e do carro em todo o campeonato. Os custos podem inviabilizar a participação da escuderia em 2014, mas o time espera resolver a situação em, no máximo, um mês.

Mühlner Motorsport
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: a confirmar

A escuderia de origem belga que montou um braço nos EUA tem planos de alinhar pelo menos um Porsche 911 GT America no próximo ano, apesar da campanha medíocre na Rolex Sports Car Series neste ano. Com apoio financeiro, estarão presentes com até dois carros a tempo inteiro em 2014.

Anúncios

Uma resposta em “Silly season USCC 2014: como ficarão as equipes de GT

  1. Turner Motorsport
    Carro: BMW Z4 GT3
    Pilotos: a confirmar

    Pra mim presença indispensável! Time um dos mais importantes da Grand-Am e que deveria ser atendida com mais carinho pela BMW! Cliente fiel se trata com amor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s