Direto do túnel do tempo (139)

tumblr_mvbympkEia1rkno9vo1_1280RIO DE JANEIRO – Uma Alfa Romeo T33/3 numa estrada da Itália: só podia ser na Targa Florio, lendária corrida disputada na Sicília num percurso tortuoso de 72 km de extensão, o Piccolo Circuito delle Madonie (que ironia o piccolo, não?) – três vezes mais longo que o Nordscheleife de Nürburgring.

Nos anos 70, uma volta completa pela pista, que passava por dezenas de cidadelas daquela região do país, durava pouco mais de 34 minutos. A Targa Florio tinha duração de 11 voltas e até 1973, se não me engano, fez parte do World Sportscar Championship, o Campeonato Mundial de Marcas.

O carro #5 que ilustra esta postagem era guiado no dia 16 de maio de 1971 pelo holandês Toine Hezemans e pelo italiano Nino Vaccarella. A dupla fez a pole position e derrotou a poderosa esquadra da Porsche, que naquela corrida alinhou o modelo 908/03, cujas características eram mais adequadas a um circuito do gênero do que o 917. Num carro idêntico, só que com o número #2, Andrea de Adamich/Gijs Van Lennep, outra dupla formada por um italiano e um holandês – coincidência, hein? – chegaram em segundo.

Há 42 anos, direto do túnel do tempo.

Anúncios

7 respostas em “Direto do túnel do tempo (139)

  1. ola rodrigo, ate 73 ela fez parte realmente do mundial de marcas. naquele a vitoria foi de um porsche carrera com muller/van lenep. em segundo chegou um lancia stratus pilotado por sandro munari, so não lembro o parceiro.
    a targa florio seria disputada nesses moldes ate 77, quando um carro teve o pneu furado em pleno retão e foi de encontro a multidão. anos mais tarde voltou como parte do campeonato italiano de rali.

  2. Reparem,na paisagem,e ainda tem piloto quê tem medo de pilotar,fica escolhendo essa ou aquela prova para participar.

  3. Tem esse circuito de Targa Florio para alguns simuladores de PC, como rFactor. Tá loco, a volta não termina nunca.

  4. interessante notar o asfalto com jeito de novo no caminho da prova, muito provavelmente numa cidade pequena; devia ser uma das benesses que a prova trazia, todo ano, à região percorrida por aquele longo traçado.
    que, aliás, era menor que outras duas configurações utilizadas anteriormente (a primeira Targa Florio foi disputada em 1906…), que, com o tempo, foram denominadas Grande, Médio e Piccolo circuitos.

    na foto está o holandês Hezemans ao volante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s