WEC, 6h de Xangai: Toyota surpreende e faz a pole position

2013-6-Heures-de-Shanghai-6-HEURES-DU-SHANGHAI-00413811312.JPG_hd

RIO DE JANEIRO – Surpresa em Xangai: a Toyota conquistou neste início de manhã para nós, brasileiros, a pole position para a 7ª e penúltima etapa do Mundial de Endurance (WEC). Com um desempenho mais consistente dos pilotos Alex Wurz e Nicolas Lapierre, a montadora japonesa repete o feito do ano passado – quando também largou na frente na China – e bate a Audi em qualificação pela primeira vez em 2013.

A média das quatro melhores voltas dos dois pilotos foi de 1’48″013, 0″089 mais baixa que a do carro #1 da Audi, guiado no treino oficial por Marcel Fässler e Bénoit Tréluyer. Em terceiro, larga o outro Toyota, conduzido no qualifying por Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi, com a média de voltas em 1’48″694, seguido pelo Audi #2 dos líderes do campeonato. Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval, que podem ser campeões neste fim de semana, largam em quarto.

Sem nenhuma concorrência entre os LMP1 não oficiais, mais uma vez a Rebellion abre a terceira fila do grid, com um tempo médio 3″191 mais lento que a pole position, no que não se constitui em nenhuma surpresa.

Já na LMP2, a G-Drive Racing continua em excelente fase, cravando a terceira pole nas últimas quatro corridas. John Martin e Mike Conway puseram o Oreca #26 na pole da classe e em 6º lugar no grid, com a média de 1’55″423, mais de sete décimos abaixo do OAK Morgan Nissan #24 guiado por Alex Brundle e Olivier Pla. Os dois tiveram muito trabalho para tirar a segunda posição da classe do Zytek Z11SN Nissan da Greaves Motorsport, com excelente performance do estreante russo Mark Shulzhistkiy ao lado do experiente sueco Björn Wirdheim na qualificação.

A Aston Martin voltou a dominar na LMGTE-PRO, cravando 1-2 na principal categoria de Grã-Turismo: o #97 de Stefan Mücke/Darren Turner ficou com a melhor média de quatro voltas rápidas na qualificação, em 2’04″370, a apenas 0″019 do #99 guiado por Bruno Senna e pelo neozelandês Richie Stanaway, mais uma vez muito rápido num treino oficial do WEC. O Team Manthey, com um dos Porsche oficiais, ficou com o terceiro posto do grupo, graças a Marc Lieb/Richard Lietz, seguidos por Toni Vilander/Kamui Kobayashi na Ferrari #71 da AF Corse.

Na LMGTE-AM, o construtor britânico também repetiu as boas performances das outras corridas e ficou na frente da concorrência, graças a Nicki Thiim e Christoffer Nygaard. A dupla nórdica marcou a média de 2’05″903 e o resultado foi ainda mais apertado que na divisão dos pilotos de ponta – 0″015 separaram o #95 da Ferrari guiada por Matt Griffin e Marco Cioci. O #81 de Rui Águas e Davide Rigon completou os três primeiros.

O Corvette #50 da Larbre Competition, onde corre o brasileiro Fernando Rees, mais uma vez ficou devendo. Com a média de 2’07″669, o “trovão” larga da última posição, dividindo o fim da raia com a Ferrari #57 da Krohn Racing.

As 6h de Xangai têm largada prevista para a 1h da manhã, horário de Brasília. E vocês poderão acompanhhá-la AO VIVO via live streaming aqui no blog. Fiquem ligados!

Anúncios

3 respostas em “WEC, 6h de Xangai: Toyota surpreende e faz a pole position

  1. Pelo que o treino ofereceu, parece que não será aquele domínio supremo da Audi. Mas na questão corrida, aí é ver para crer.

  2. Mark Schultzinsky, que esta com a Greaves e mais um dos novos graduados da GT Academy. Notar que e a primeira vez que andou no seco com um LMP2, tendo apenas testado em Snetterton sobre chuva antes de ir para a China. Otimo trabalho, ficarama 0.009 seg do segundo lugar. De esperar, fizemos um otimo ano em GT.
    Abracos
    Ricardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s