Bomba: Franchitti anuncia aposentadoria

0801500x250RIO DE JANEIRO – Acabo de ver pelo twitter que o escocês Dario Franchitti, três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e quatro vezes campeão da Fórmula Indy, anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria definitiva do automobilismo. O piloto de 40 anos foi aconselhado pelos médicos que o assistiram após o acidente sofrido na etapa de Houston, no Texas, a parar com a atividade automobilística. E é o que o piloto fará após 265 corridas disputadas, com 31 vitórias e 33 pole positions.

Abaixo reproduzo o trecho do comunicado emitido hoje pela Chip Ganassi Racing com a declaração de Franchitti sobre sua aposentadoria das pistas.

“Desde o meu acidente em Houston, eu estive sob os cuidados de especialistas, médicos e enfermeiros, os quais fizeram a minha saúde, a minha segurança e da minha recuperação a principal prioridade. Sou eternamente grato pela assistência médica que tenho recebido ao longo das últimas semanas. Eu também gostaria de agradecer a minha família e amigos pelo apoio inacreditável.

Um mês após o acidente e com base no aconselhamento dos médicos que trataram e avaliaram minha cabeça e lesões na coluna vertebral pós-acidente, a opinião médica é que eu devo parar de correr. Eles deixaram muito claro que os riscos envolvidos em mais corridas são grandes e pode ser prejudicial para o meu longo prazo bem-estar. Com base nessa orientação médica, eu não tenho outra escolha a não ser parar.

O automobilismo tem sido a minha vida por mais de 30 anos e é muito difícil pensar que minha carreira acabou. Eu estava realmente ansioso para a temporada de 2014 com a Target Chip Ganassi Racing, com o objetivo de ganhar uma quarta Indianapolis 500 e um quinto campeonato IndyCar Series .

Eu gostaria de agradecer a todos os meus colegas concorrentes, colegas, equipe e os patrocinadores pelo apoio incrível ao longo deste período incrível. Eu também gostaria de agradecer a Hogan Racing, Team KOOL Green e Andretti Green Racing para as oportunidades de competir na pista e, especialmente, Target Chip Ganassi Racing, que se tornaram como uma família para mim desde que entrei para o time em 2008. Eu seria negligente se eu não agradecer a todos os meus fãs ao redor do mundo. Eu não tenho como agradecer o suficiente aos que estiveram do meu lado por todos esses anos.

Guardarei boas lembranças de minha carreira na CART e IndyCar Series e as relações que eu forjei no esporte e que vão durar toda uma vida.

Espero que com o tempo, eu seja capaz de exercer alguma atividade extrapista com a IndyCar Series. Eu amo as corridas de monopostos e eu quero ver o sucesso delas. Eu conversarei com Chip para ver como posso ficar envolvido com a equipe, e com todos os amigos incríveis que eu fiz ao longo dos anos.

Como meu amigo Greg Moore dizia: ‘Vejo você na frente ‘”

Com o fim da carreira de Franchitti, Chip Ganassi terá que buscar um substituto à altura para um dos quatro carros do time em 2014. Uma excelente vaga se abre, lamentavelmente, em razão deste anúncio.

Anúncios

13 respostas em “Bomba: Franchitti anuncia aposentadoria

  1. uma pena mesmo…

    pelo visto as lesões em Houston foram mais sérias que o imaginado.

    mas de qualquer maneira,reforça a várzea que a Indy se tornou(cortesia do sr. Tony George),se tivessem sido tomadas todas as precauções e os cuidados na organização e na escolha das pistas aonde correr,Franchitti não teria sofrido o acidente de Houston e não teria que ser forçado a parar.

    • Muito bem lembrado.
      E tem gente que ainda acha que o oval é que é perigoso. . .recado direto ao Bruno Sobrinho.
      E o Dario escapou por sorte, lembro do acidente do Jeff Krosnoff na Cart, também pista de rua, com alambrado e poste, lá se vão 17 anos e os caras não aprenderam.
      Pecado que o escocês está sendo obrigado pelas circunstâncias a encerrar a carreira. . .ao menos nos monopostos. . .queria ver no que daria a parceria com o amigo Kanaan.
      Zé Maria

      • Bem lembrado,Zé.

        os caras da Indy não se levam a sério mesmo…

  2. Uma surpresa e uma pena, vai fazer falta. Foi um dos pilotos mais inteligentes da F-Indy em termos de administrar a corrida e poupar o carro até a hora de atacar. E aí sabia ser rápido.
    Pelo menos sobreviveu ao violentíssimo acidente…
    De qualquer forma, mais uma razão para os responsáveis pela categoria analisarem mais a fundo a questão da segurança. Algumas corridas em ovais e outras em pistas de rua cheias de lombadas e curvas cegas são mais perigosas do que o aceitável hoje em dia no esporte.

  3. Imagino que seja resultado de alguma concussão sofrida. Se for, seria interessante a informação se tornar publica, ou de conhecimento as pessoas do meio, para que, se possível, medidas possam ser tomadas.

  4. Uma pena mesmo, um grande campeão, piloto rápido, cerebral e cirúrgico. Penso que a Ganassi deveria concentrar seus esforços nos três carros do ano que vem mesmo…

  5. Isso só reforça o que já pensava: Pistas como Baltimore e Houston são tão ou mais perigosas que ovais, além de não oferecer o mínimo de estrutura (Baltimore tem uma linha férrea no meio do traçado…), ou seja, a pista, quando não tem segurança, não importa qual seja a sua configuração.
    Quanto ao Dário, uma pena…tive o prazer de vê-lo correr das arquibancadas do Anhembi, nas 4 edições da SP Indy 300, um cara que foi rotulado por alguns aqui no Brasil (tinha q ser…) de piloto “mediano” por ser mais cerebral e nem sempre ser aquele piloto de extrema agressividade. Os números mostram como ele foi “mediano”…3 Indy 500 e 4 títulos da Indycar Series…com certeza um dos maiores da histíria…ao menos dos últimos 25 anos.
    Se a medida é para preservar sua saúde e, consequentemente, sua vida, têm meu apoio…mas é uma pena para a categoria e para o automobilismo.

    • É isso aí, Fernando Lima.
      Se nós aqui no Brasil tivéssemos alguns pilotos “medianos” como o Dário, as coisas seriam bem melhores. . .o problema é que só temos “super-campeões” e na hora do vamo vê. . .quem acaba vencendo são os tais dos “medianos”!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s