FIM apresenta lista provisória do Mundial de Motovelocidade

motogp_s1d4593_slideshow_169

RIO DE JANEIRO – A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) apresentou hoje a lista provisória de inscritos para as três categorias que compõem o evento na temporada 2014: MotoGP, Moto3 e Moto2. Na principal categoria, serão 24 motos – número máximo atingido na última temporada com um maior envolvimento das equipes menores com as chamadas motos CRT, agora batizadas “Open” para o próximo campeonato.

A Moto2 registra 35 inscrições e a Moto3 terá 33 participantes – entre eles o brasileiro Eric Granado, cujo novo companheiro de escuderia será o espanhol Juanfran Guevara, já que o alemão Jonas Folger subiu para a Moto2. Aliás, houve um considerável troca-troca de pilotos e equipes para o próximo ano.

A MotoGP terá as estreias de campeão e vice da Moto2: Pol Espargaró e Scott Redding ascendem à categoria principal e outra novidade é o regresso do italiano Niccolò Canepa, que já correra de Ducati há alguns anos. Ele será o novo companheiro de Danilo Petrucci na Ioda. O francês Mike Di Meglio, que vinha de uma grave lesão, assinou com a Avintia e sobe também em 2014.

De resto, as novidades que todos já sabem: Cal Crutchlow na Ducati, Aleix Espargaró na Forward, Nicky Hayden e Hiroshi Aoyama na Aspar, Yonny Hernández confirmado na Pramac e a única equipe que não confirmou sua dupla de pilotos foi a Paul Bird, que alinha motos ART no próximo ano. O espanhol Marc Márquez, novo campeão da MotoGP, não usará o número #1: preferiu manter o #93 em sua Honda.

Na Moto2, os recém-chegados são o campeão da Moto3 Maverick Viñales e um dos grandes rivais do espanhol, Luís Salom. Eles vão correr na equipe de Sito Pons, ocupando as vagas de Pol Espargaró e Esteve “Tito” Rabat. Este último assinou com a Marc VDS e será o novo companheiro do experiente Mika Kallio.

Entre os caras novas estão o estadunidense Josh Herrin (na nova equipe Caterham), o italiano Lorenzo Baldassarri (outro que sobe da Moto3), o tailandês Thittipong Warokorn, o britânico Sam Lowes (credenciado pelo título mundial de Supersport), os malaios Azlan Shah e Hafizh Syahrin, o japonês Kohta Nozane, o suíço Robin Mulhauser e mais um italiano, Alessandro Nocco. Duas vagas ainda permanecem em aberto.

Poucos pilotos chegam para disputar a Moto3 na próxima temporada, vindos de outras categorias menores. As novidades da categoria das máquinas 250cc quatro tempos são o venezuelano Gabriel Ramos, o holandês Bryan Schouten, o alemão Luca Grünwald, o italiano Andrea Locatelli, o malaio Hafiq Azmi, o francês Jules Danilo e o tcheco Karel Hanika. Quatro vagas estão ainda por definir e a espanholinha Ana Carrasco, que fez uma ótima corrida no encerramento do campeonato deste ano em Valência, por enquanto está de fora.

Confira as listas completas nos links abaixo:

MotoGP 2014 – lista provisória de inscritos

Moto2 2014 – lista provisória de inscritos

Moto3 2014 – lista provisória de inscritos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s