Direto do túnel do tempo (147)

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RIO DE JANEIRO – Curva inclinada do veloz anel externo de Monza, na primeira volta do fatídico GP da Itália de 1961. Esta corrida marcou a maior tragédia da história da Fórmula 1 e uma das maiores do automobilismo, onde o piloto alemão Wolfgang Berghe Von Trips, que caminhava para ser campeão mundial daquele ano e largara da pole position, colidiu com Jim Clark na reta que levava os carros à Curva Parabólica. A Ferrari precipitou-se contra o barranco que margeava a pista e matou 14 pessoas – mais Von Trips, que tinha 33 anos.

Ironia do destino: o acidente favoreceu o estadunidense Phil Hill, que venceu a corrida e levou o título. E foi a última vez em que a Fórmula 1 usou o anel de velocidade de Monza, que seria anos mais tarde reativado para as filmagens de Grand Prix, do mestre John Frankenheimer.

Há 52 anos, direto do túnel do tempo.

4 respostas em “Direto do túnel do tempo (147)

  1. Nossa…terrível mesmo…se informasse que ao invés de Monza se tratava de um oval americano eu acreditaria.
    Só um adendo:
    Vi hoje pela manhã nos portais de internet a morte do ator Paul Walker, por acidente num Porsche…
    O ano de 2013 vem sendo tão trágico para o esporte a motor que vitimou até o ator, dos filmes “Velozes e Furiosos”, que não era praticante de automobilismo mas ganhou fama internacional vivendo um “piloto” de corridas clandestinas…que 2013 acabe logo!!

  2. Seria possível realizar corridas de F1 hoje em dia, nesse anel de velocidade? Havendo interesse e o investimento, daria pra fazer corridas com um bom nível de segurança? Acho que seria muito louco pra assistir!

    • Sem nos esquecermos de que uma corrida de Cart ou Indy foi cancelada porque o pessoal não estava suportando a inclinação das curvas do oval, acho que era no Texas.

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