A união faz a força… e a Ligier regressa aos protótipos

LOGO LIGIER

SÃO PAULO – Aos 83 anos, o velho Guy Ligier tem seu nome e sua equipe novamente na mídia. Tudo porque a Onroak Automotive, o braço de construção de chassis da escuderia francesa OAK Racing, de Jacques Nicolet, anunciou na sexta-feira uma joint-venture com a Ligier para a construção e comercialização de chassis LMP3 e LMP2 – à exceção da LMP1, com a qual a OAK e a Onroak pretendem se associar a um nome de mais peso.

Embora a OAK Racing tenha feito um bem-bolado com a Morgan, que emprestou seu nome aos chassis que nada mais são que os Pescarolo 01, a Ligier dará nome ao novo LMP2 Coupé que a Onroak vai construir e deve estar pronto no início de 2014. A intenção é conquistar clientes no mercado do Tudor United SportsCar Championship, mas como existe um ponto de interrogação quanto ao confronto de desempenho entre os protótipos do regulamento ACO/FIA com os Daytona Prototypes, ainda não existem interessados nesse novo projeto.

O que será tocado a todo vapor é o desenvolvimento dos protótipos CN/LMP3. Com a sigla JS53Evo, o novo carro será concebido pelo designer Nicolas Clemençon e pelo diretor técnico Thierry Bouvet. Esse projeto deve estrear em 2014 com chassis de carbono no VdeV e no Asian Le Mans Series, com motor Honda 2 litros.

20131205183313-4de4b176-600x350

A Onroak, cujo diretor principal é hoje Olivier Quesnel, o antigo big boss do projeto Peugeot de Endurance, também aproveitou a ocasião do anúncio da associação com a Ligier para revelar a primeira imagem do seu protótipo LMP1 já em desenvolvimento no túnel de vento. Contudo, há um atraso e é bem possível que vejamos o novo carro da OAK Racing na principal categoria do Mundial de Endurance (WEC) somente na 2ª etapa da temporada, em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

 

Anúncios

2 respostas em “A união faz a força… e a Ligier regressa aos protótipos

  1. Grande salto vai dar a Ligier se for verdade. Atualmente a Ligier virou fábrica de carros para quem não tem carteira de motorista na Europa. Em Portugal chamam de Papa-reformas. Pelo menos com estes carros o nome Ligier sobreviveu e parece que entrou algum cacau.

  2. Pingback: Ligier JS P2: uma realidade | A Mil Por Hora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s