É penta! Jamie Whincup ganha de novo no V8 Supercars

472926-jamie-whincup

TAUBATÉ – Pela quinta vez, Jamie Whincup é campeão do International V8 Supercars, certame de turismo disputado na Austrália e Nova Zelândia – com uma visitinha em Austin, no Texas. O piloto da equipe Red Bull Racing (a.k.a. Triple Eight Race Engineering) venceu uma das duas baterias disputadas neste fim de semana em Sydney e terminou em 3º lugar na outra. 

O insucesso de Craig Lowndes foi determinante para mais uma conquista do rival e companheiro de equipe. Ele chegou com 20 pontos de diferença e na corrida #1, terminou apenas em 15º lugar. Nas provas de rodada dupla, o vencedor leva 150 pontos e Whincup somou exatamente noventa pontos a mais que Lowndes, o que aumentou a diferença entre os dois para 110 pontos. Na corrida #2, vencida por Shane Van Gisbergen, que terminou o ano da mesma forma como começou a temporada, Lowndes ficou em quinto. Mais 18 pontos a mais na conta e Whincup fechou o campeonato com 128 pontos a mais que o seu principal adversário.

Com seu quinto título no V8 Supercars, Jamie se igualou a nomes como Mark Skaife e Dick Johnson, que estão entre os grandes vitoriosos contemporâneos da competição. Foi uma temporada marcada pelo domínio das equipes com o modelo “Car of The Future” da Holden sobre os Ford. Dentre as marcas que estrearam neste ano, a Nissan se destacou muito mais do que a Mercedes, sem dúvida a grande decepção do ano.

Para a próxima temporada, a marca alemã reduz seu empenho no certame, onde serão inscritos apenas dois carros. Um deles para Lee Holdsworth, já que Tim Slade vai andar de Holden e Maro Engel não segue na categoria. Outras novidades são a aposentadoria do veterano Russell Ingall, que aos 49 anos será substituído pelo jovem Nick Percat; a contratação de Chaz Mostert como piloto oficial Ford e a já confirmada estreia da Volvo com seu modelo S60 e a equipe Garry Rodgers Motorsport. Scott McLaughlin é o primeiro piloto confirmado para esta equipe. Assim, em 2014 teremos cinco marcas diferentes na competição.

Os 10 primeiros do International V8 Supercars 2013:

1. Jamie Whincup (Holden) – 3094 pontos; 2. Craig Lowndes (Holden) – 2966; 3. Will Davison (Ford) – 2799; 4. Mark Winterbottom (Ford) – 2793; 5. Shane Van Gisbergen (Holden) – 2508; 6. Fabian Coulthard (Holden) – 2501; 7. Jason Bright (Holden) – 2381; 8. Garth Tander (Holden) – 2322; 9. David Reynolds (Ford) – 2058; 10. Scott McLaughlin (Holden) – 1934.

Anúncios

3 respostas em “É penta! Jamie Whincup ganha de novo no V8 Supercars

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s