Direto do túnel do tempo (152)

1474585_697644720268316_1626021964_nRIO DE JANEIRO – Imagem postada pelo Danilo Cândido no Facebook, que mostra o momento do atendimento, em plena pista de Brands Hatch, ao britânico Johnny Herbert, da equipe de Eddie Jordan, após um monumental acidente sofrido numa prova da Fórmula 3000 em 1988.

Aos 24 anos, tido e havido como uma das maiores esperanças britânicas para a Fórmula 1, o piloto foi acintosamente prejudicado pelo suíço Gregor Foitek e o choque dos carros foi frontal, o que causou dezenas de fraturas – especialmente em Herbert, que perdeu qualquer chance de conquistar o título – que acabaria nas mãos de Roberto Pupo Moreno.

Convivendo com muletas durante vários meses, Herbert – já contratado pela Benetton para a disputa do Mundial de F-1 em 1989 – teve sua pré-temporada visivelmente prejudicada. E mesmo assim, conquistou a 4ª colocação no GP do Brasil, abertura daquele campeonato, mesmo em condições físicas precárias. O piloto ainda chegou em quinto no GP dos EUA, em Phoenix, mas acabou dispensado do time das cores unidas antes que começasse a segunda metade do campeonato, quando foi substituído por Emanuele Pirro.

Há 25 anos, direto do túnel do tempo.

Anúncios

7 respostas em “Direto do túnel do tempo (152)

  1. E o Moreno só escapou desse acidente porque ele havia sido jogado da pista antes pelo mesmo Foitek e isso acarretou na bandeira vermelha, relargada e a carambola do vídeo. Esse suíço aprontou só um pouquinho, não é?

  2. Reza a lenda que, quando da chegada da equipe de resgate, o própria Herbert teria pedido para ser “chumbado” tamanhas as dores que sentia.

  3. Eu estava trabalhando na cobertura do GP do Brasil de 1989 e vi o Herbert várias vezes nos boxes e paddock. Era impressionante, ele mal podia se manter em pé, fazia caretas de dor a cada vez que se apoiava nos pés. Até hoje não sei como o autorizaram a participar da corrida, pois em caso de acidente teria sérias dificuldades para sair e se afastar do carro…
    Mas era ótimo piloto.

  4. Sem querer ofender aos quadrúpedes mamíferos, mas esse Foitek era uma vaca louca!!
    E o impressionante é que a capivara do sujeito já era quilométrica e os organizadores das provas meio que faziam vista grossa. . .

  5. Interessante Rodrigo, que eu sempre imaginei que visualmente, as pernas do HERBERT estariam destroçadas, tipo as do RONNIE PETTERSON. Mas aparentemente, não estavam.

  6. Talvez o Herbert fosse mais longe em sua carreira não ocorrendo este acidente! Tipo ser campeão do mundo… o Damon Hill foi! Porque ele não seria?

  7. Gregor Foitek foi um dos pilotos mais irresponsáveis, para não dizer sujos, que já passaram pela Fórmula 1. Esse acidente foi criminoso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s