Peterhansel vence 32ª especial da carreira nos carros e é líder geral

peter-hansel-dakar-2014

RIO DE JANEIRO – Quem é rei jamais perde a majestade. Stéphane Peterhansel deu a impressão de que não se importou muito com o 6º lugar no primeiro dia de Rali Dakar, mas o que se soube bem depois é que o veterano francês enfrentou problemas com furo de pneu em seu Mini All4Racing. Hoje, na especial de 433 km (os carros rodaram mais que motos, quadriciclos e caminhões), a lenda da competição conquistou sua 32ª especial da carreira nos carros – 62ª considerando os triunfos sobre duas rodas, chegando ao fim do trecho entre San Luis e San Rafael com o tempo de 3h52min05seg.

Com isto, Peterhansel e seu fiel navegador Jean-Paul Cottret já assumiram a liderança da classificação geral do Rali Dakar, com vantagem de somente 28 segundos para Carlos Sainz/Timo Gottschalk, que vem com um buggy francês SMG com tração 4 x 2. “El Matador” perdeu o estágio de hoje por apenas 46 segundos.

Um dos grandes destaques do dia foi a fenomenal recuperação de Giniel de Villiers. O “gnomo” sul-africano fez o que se chama na gíria dos ralis de pé no porão: desceu a lenha em seu Toyota Hilux da escuderia Imperial e completou a etapa em 3º lugar, com uma diferença de 5min34seg para Peterhansel. Nani Roma, a bordo de um dos diversos Mini da equipe X-Raid, começou a etapa enfrentando alguns percalços, mas se recuperou e chegou em quarto.

Já o português Carlos Sousa, o grande vencedor do primeiro dia, ficou pelo caminho com seu Great Wall Haval H8, enfrentando problemas com o turbo de seu SUV. Desapontador, pois Christian Lavieille, com o segundo carro do construtor oriental, chegou em oitavo nesta especial.

Nasser Al-Attiyah, que já se queixou do setup de suspensão do Mini All4Racing por considerar que não está de acordo com seu estilo de pilotagem, não conseguiu acompanhar o ritmo e chegou em quinto, a 7min44seg de Peterhansel. O argentino Orly Terranova fez um bom trecho cronometrado e foi o sexto, mas a mais de 12 minutos da liderança.

Já penalizado pela organização em mais de uma hora, Ronan Chabot buscou a recuperação a bordo de outro buggy SMG. O francês chegou em sétimo, a pouco mais de 14 minutos de Peterhansel. Lucio Álvarez, que junto ao navegador Bernardo Graue enfrentou um péssimo primeiro dia em razão de problemas no acelerador do Ford Ranger, acelerou tudo o que podia e completou a especial em nono após terminar em 130º na abertura dos trabalhos.

A décima posição foi conquistada por Reinaldo Varela, que fez uma excelente etapa ao lado do navegador Gustavo Gugelmin, estreante no Dakar. Os dois fizeram um belo trabalho a bordo do Mitsubishi ASX, completando o trecho cronometrado em 4h20min11seg. O resultado elevou a dupla a um incrível oitavo posto na classificação geral.

Guilherme Spinelli/Youssef Haddad começaram velozes: no primeiro checkpoint, estavam em 3º lugar na etapa. Mas tiveram problemas no trecho de dunas – sofreram uma pequena capotagem, nada grave, contudo – e acabaram a especial em vigésimo, com o tempo de 4h46min52seg. No acumulado, a principal dupla brasileira nos carros ocupa a 17ª colocação.

Classificação da 2ª especial San Luis-San Rafael:

1º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) – 3h52min05seg
2º Carlos Sainz/Timo Gottschalk (SMG) – 3h52min51seg
3º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) – 3h57min39seg
4º Nani Roma/Michel Périn (Mini) – 3h59min30seg
5º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz Senra (Mini) – 3h59min49seg
6º Orly Terranova/Paulo Fiuza (Mini) – 4h04min46seg
7º Ronan Chabot/Gilles Pillot (SMG) – 4h06min08seg
8º Christian Lavieille/Jean-Pierre Garcin (Great Wall Haval) – 4h11min43seg
9º Lucio Álvarez/Bernardo Graue (Ford Ranger) – 4h18min05seg
10º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Mitsubishi ASX) – 4h20min11seg

Classificação geral:

1º Peterhansel/Cottret – 6h17min02seg
2º Sainz/Gottschalk – 6h17min30seg
3º Al-Attiyah/Cruz Senra – 6h21min12seg
4º Roma/Perin – 6h21min21seg
5º Terranova/Fiuza – 6h25min33seg
6º De Villiers/Von Zitzewitz – 6h34min12seg
7º Lavieille/Garcin – 6h38min01seg
8º Varela/Gugelmin – 6h53min02seg
9º Holowczyc/Zhiltsov – 6h54min10seg
10º Dabrowski/Czachor – 6h55min10seg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s