Silly Season, ELMS 2014: equipes LMP2

3h-imola-2013

RIO DE JANEIRO – Vamos dar uma pincelada no que poderá ser a temporada 2014 do European Le Mans Series (ELMS). O campeonato, que teve uma revitalizada e tanto na última temporada, deve ganhar mais destaque em razão da estabilidade do regulamento e da obrigatoriedade de times interessados em participar das 24h de Le Mans se inscreverem neste campeonato ou no WEC. É hora de saber quais são as equipes com chance de aparecer no certame na classe principal, a LMP2.

Equipes a confirmar:

Signatech-Alpine
Carro: Alpine A450 (Oreca 03) Nissan
Pilotos: Paul-Loup Chatin/a definir

Dona do título do ELMS em 2013, a Signatech-Alpine vai lutar pela defesa do número #1 no certame europeu com pelo menos um carro inscrito, visando a obtenção de duas vagas para as 24 Horas de Le Mans. É provável que o francês Paul-Loup Chatin esteja entre os pilotos titulares da próxima temporada.

Thiriet by TDS Racing
Carro: Morgan Nissan
Pilotos: Pierre Thiriet/Ludo Badey/a definir

A equipe de Xavier Combet deve vir para mais uma batalha em busca da recuperação do posto de principal equipe da LMP2 no ELMS. O único carro do time deverá ter Pierre Thiriet, Ludovic “Ludo” Badey e mais um piloto a ser indicado. Como novidade, passam a ser clientes da Onroak Automotive, com um chassi Morgan a substituir o Oreca usado nos três últimos anos.

Team Jota Sport
Carro: Zytek Z11SN Nissan
Pilotos: Simon Dolan/Harry Tincknell

Destaque na temporada 2013 com várias poles e bons desempenhos ao longo do ano, o Team Jota Sport deve permanecer no ELMS com seu protótipo Zytek Z11SN de motor Nissan. O patrão-piloto Simon Dolan está garantido. Oliver Turvey, que colaborou com o time no último ano, sobe para o WEC. Harry Tincknell, vindo da Fórmula 3 Europeia, é o novo piloto do carro.

Greaves Motorsport
Carro: Zytek Z11SN Nissan
Pilotos: a definir

Tim e Jacob Greaves consideram a possibilidade de inscrição de pelo menos um carro no ELMS, como sempre alinhando um Zytek Z11SN Nissan.

Murphy Prototypes
Carro: Oreca 03 Nissan
Pilotos: Jonathan Hirschi/a definir

A equipe de Greg Murphy tem planos de dar continuidade ao seu trabalho no ELMS com pelo menos um Oreca 03 Nissan. Com Brendon Hartley fora, uma vez que o neozelandês assinou com a Porsche, a equipe tem que buscar opções no mercado para surprir essa lacuna. Jonathan Hirschi, que disputou algumas corridas em 2013, pode permanecer para a temporada completa deste ano.

Boutsen Ginion Racing
Carro: Oreca 03 Nissan
Pilotos: a definir

O time dirigido por Olivier Lainé e que carrega o nome do antigo piloto de Fórmula 1 Thierry Boutsen busca pilotos para financiar o projeto de participação na temporada completa do ELMS. No ano passado, a escuderia fez apenas figuração. Espera-se que venham melhor neste ano.

Race Performance
Carro: Oreca 03 Judd
Pilotos: Michel Frey/Franck Mailleux

A Race Performance teve altos e baixos em sua última temporada no ELMS, onde terminaram em 6º lugar. Para 2014, o patrão-piloto Michel Frey terá como novo colega de escuderia o francês Franck Mailleux, que já tem bastante experiência na condução de protótipos e sem dúvida terá muito a somar no time helvético. Chegou a ser considerada a hipótese de um segundo carro na pista, mas não se confirmou nada a respeito.

Morand Racing
Carro: Morgan Judd LMP2
Pilotos: Christian Klien/Gary Hirsch

Bénoit Morand deve voltar a alinhar um Morgan com motor Judd para sua segunda temporada completa no ELMS. A equipe apareceu bem e chegou ao fim do campeonato em 5º, tendo como grande atração a participação da suíça Natacha Gachnang. O austríaco Christian Klien, aquele mesmo que já esteve na Fórmula 1, será titular ao lado do suíço Gary Hirsch.

Pegasus Racing
Carro: Morgan Nissan LMP2
Pilotos: Julien Schell/Niki Leutwiller/a definir

De volta após alguns anos ausente do ELMS, a Pegasus Racing comprou um chassis Morgan da OnRoak Automotive para disputar a série europeia em 2014 com motor Nissan 4,5 litros V8 neste carro. Sócio do time, Julien Schell está confirmado a bordo, ao lado de Niki Leutwiller. Um terceiro piloto será indicado brevemente.

Woodard Racing Organisation (WRO)
Carro: HPD ARX-03b
Pilotos: a definir

O time de Daniel Woodard reaparece para a temporada 2014 do ELMS confirmando a compra de um HPD ARX-03b, que aparecerá não só no certame europeu como também no Asian Le Mans Series. O experiente Johnny Mowlem deve ser um dos pilotos que participarão deste projeto.

Sébastien Loeb Racing
Carro: Oreca 03 Nissan
Pilotos: a definir

Após um ano sabático por falta de fundos, a Sébastien Loeb Racing pretende regressar ao ELMS e disputar todo o campeonato, pleiteando assim uma vaga na LMP2 para as 24 Horas de Le Mans. Vários pilotos foram testados, entre eles Kévin Estre, Jean-Karl Vernay, Oli Webb, Andy Zuber e Sacha Bottemanne, num treino realizado em Navarra, na Espanha.

Tiga Race Cars
Carro: Tiga LM214 Judd
Pilotos: a definir

Com base num vetusto chassis Embassy WF01, apresentado há alguns anos atrás, a Tiga deve promover a estreia do seu LM214 no ELMS, com o objetivo de conseguir uma vaga fixa para Sarthe. O carro deve ser alinhado num esquema ligado à fábrica, onde poderemos ter a volta de Thomas Erdos, piloto brasileiro radicado há 25 anos na Europa, às competições de protótipos, ao lado do velho amigo e detentor da exploração do nome Tiga, bem como da construção e fabricação de chassis, Mike Newton.

Outros:

Stéphane Raffin, que alinhou em parceria com a DKR Engineering de Luxemburgo um velho Lola B11/40 em apenas duas provas no início do campeonato e também em Le Mans, tem planos de inscrever um ou dois carros – certamente de uma geração mais recente.

Uma equipe dos EUA (não se sabe qual) estaria disposta a participar do ELMS em 2014, após adquirir um Lola B12/80 da Gulf Racing Middle East.

A Orex Racing deve se associar ao Team RLR e alinhar um HPD ARX-03b na próxima temporada do European Le Mans Series. Se conseguirem o financiamento necessário, participarão do campeonato.

Anúncios

Uma resposta em “Silly Season, ELMS 2014: equipes LMP2

  1. Supondo que tudo dê certo para todas as equipes (improvável, mas pode acontecer), o campeonato poderia contar com até DEZESSETE LMP2. Para um campeonato considerado morto dois anos atrás, isso seria excelente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s