Silly Season, ELMS 2014: equipes LMGTE/LMGTC

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

RIO DE JANEIRO – As competições de Endurance já começaram, pelo menos nos EUA, com as 24 Horas de Daytona. O European Le Mans Series dá sua largada só em abril, mas até daqui a menos de um mês a lista de inscritos será divulgada pela Le Mans Endurance Management (LMEM), organizadora da competição em parceria com o Automobile Club de l’Ouest (ACO). Por isso, o blog traz uma estimativa do que pode vir a ser a temporada 2014 em termos de equipes e pilotos, agora nas competições das divisões de Grã-Turismo, após dissecarmos a LMP2.

LMGTE

Equipes confirmadas:

Team SOFREV-ASP
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: Anthony Pons/Soheil Ayari/Fabien Barthez

De olho numa vaga cativa nas 24 Horas de Le Mans neste ano, o Team SOFREV-ASP se inscreve para uma temporada completa do ELMS. Como grande atração, a equipe francesa traz o ex-camisa #16 da seleção francesa, o goleiro Fabien Barthez, campeão mundial em 1998 e que também atuou no Manchester United. Campeão do FFSA GT ano passado em parceria com Morgan Moulin-Traffort, ele deverá ter como colegas no certame europeu os compatriotas Anthony Pons e Soheil Ayari.

Crubilé Sport
Carro: Porsche 911 (997) GT3 RSR
Pilotos: Sebastien Crubilé/François Perrodo/Emmanuel Collard

Tendo comprado o antigo Porsche 911 (997) GT3 RSR spec 2012 da Paul Miller Racing, equipe da American Le Mans Series, o piloto e entusiasta Sebastien Crubilé deve inscrever sua própria escuderia no ELMS em 2014. Ele deverá ter como colegas de time os também franceses François Perrodo e Emmanuel Collard, que correram juntos na ProSpeed Competition ano passado.

SMP Racing
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: Andrea Bertolini/a definir

A SMP Racing confirmou que terá um carro na divisão LMGTE do ELMS em 2014. A princípio, o primeiro piloto é o italiano Andrea Bertolini. A equipe pediu reserva de inscrição para as 24 Horas de Le Mans.

Equipes a confirmar:

IMSA Performance Matmut
Carro: Porsche 911 (997) GT3 RSR
Pilotos: Raymond Narac/a definir

Com direito a uma vaga direta nas 24 Horas de Le Mans pela vitória na classe LMGTE-AM ano passado, a equipe IMSA Performance Matmut deve participar do ELMS para não perder o direito à sua participação em Sarthe. O time deve abrir mão de continuar no WEC e concentrar seus esforços apenas no certame europeu. O patrão-piloto Raymond Narac deverá estar a bordo em 2014.

Proton Competition
Carro: Porsche 911 (997) GT3 RSR
Pilotos: a definir

A situação da Proton Competition permanece em aberto. O time alemão, que tem pelo menos dois Porsche 911 (997) GT3 RSR deve optar por alinhar pelo menos um deles no ELMS neste ano. Nada certo, nada sabido. Vamos aguardar.

ProSpeed Competition
Carro: Porsche 911 (997) GT3 RSR
Pilotos: a definir

O time de Rudi Penders e Franz Lamot também não tem sua situação resolvida para o ELMS em 2014. A equipe também cogita a participação no WEC, da mesma forma que a Proton, mas ter perdido seus pilotos fixos de 2013 pode representar um baque para os belgas.

AF Corse
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: a definir

Amato Ferrari deve voltar com pelo menos uma Ferrari F458 no ELMS em 2014, podendo inscrever duas na LMGTE. Pilotos absolutamente indefinidos.

Kessel Racing
Carro: Ferrari F458 Italia
Pilotos: a definir

Inscrita no ELMS em 2013, contudo sem participar de qualquer corrida ao longo do ano, a Kessel Racing parece que desta vez não falhará em seu compromisso. O time de Ronnie Kessel anunciou a intenção de alinhar duas Ferrari F458 Italia na LMGTE.

Larbre Competition
Carro: Chevrolet Corvette C7-R
Pilotos: a definir

Sem conseguir convencer o Bureau do ACO a inscrever o novo Chevrolet Corvette C7-R como um carro LMGTE-AM nas 24 Horas de Le Mans, a Larbre Competition deve optar por uma saída mais simples e competir no ELMS com o novo carro do construtor estadunidense. Daí até o Vette competir em Sarthe como LMGTE-PRO é outro departamento.

Aston Martin Racing
Carro: Aston Martin Vantage V8
Pilotos: Roald Goethe/a definir

Por conta do novo ranqueamento de pilotos nas provas de Endurance, o gentleman driver Roald Goethe pode ser o ponta de lança de uma participação fixa da Aston Martin Racing no ELMS com um modelo Vantage V8 spec 2012. Por enquanto, tudo não passa de especulações.

JMW Motorsport
Carro: a definir
Pilotos: a definir

Até agora, nada se sabe acerca dos planos da JMW Motorsport. O time de Jim McWhiter não deu sinais de vida e de participação no ELMS em 2014.

LMGTC

Equipes confirmadas:

Team SOFREV-ASP
Carro: Ferrari F458 Italia GT3
Pilotos: Jean-Philippe Belloc/Christophe Bourret/Pascal Gibon e Morgan Moulin-Traffort/Jean-Luc Béaubélique/Eric Clement

Além da participação na LMGTE, a equipe francesa Team SOFREV-ASP confirma sua presença no ELMS com duas Ferrari F458 Italia GT3. A tripulação em ambos os carros será 100% francesa, com a reunião do trio Belloc/Bourret/Gibon, que correu junto no WEC em 2013 pela Larbre Competition. Morgan Moulin-Traffort lidera o segundo carro, que terá Jean-Luc Béaubélique e Eric Clement.

Equipes a confirmar:

AF Corse
Carro: Ferrari F458 Italia GT3
Pilotos: Cédric Sbirazzuoli/Adrian De Leener/a definir

Uma das únicas escuderias a fazer toda a temporada da nova divisão LMGTC em 2013, a AF Corse tem tudo para regressar neste ano. Poderão ter um ou dois carros, dependendo do interesse de pilotos e do budget necessário para fazer de novo o campeonato completo. Pelo menos dois nomes estão confirmados: Cédric Sbirazzuoli e Adrian De Leener.

Ecurie Ecosse
Carro: BMW Z4 GT3
Pilotos: a definir

A exemplo da AF Corse, participaram de todo o ELMS ano passado, com resultados modestos. Devem prosseguir com pelo menos uma BMW Z4 GT3.

SMP Racing
Carro: Ferrari F458 Italia GT3
Pilotos: a definir

Mesmo com a expansão confirmadíssima para o FIA WEC, os russos da SMP Racing não vão romper os laços com o ELMS, no qual pretendem correr a tempo inteiro na classe LMGTC. Terão duas Ferrari F458 Italia GT3.

Pro GT by Almeras
Carro: Porsche 911 (997) GT3-R
Pilotos: Franck Perera/Eric Dermont/a definir

Mais uma equipe francesa envolvida no Blancpain Endurance Series que poderá competir na LMGTC neste ano. Pretendem alinhar dois Porsches.

Kessel Racing
Carro: Ferrari F458 Italia GT3
Pilotos: a definir

Além do esquema com um carro na LMGTE, o time de Ronnie Kessel pode aparecer na LMGTC com pelo menos uma Ferrari F458 Italia GT3.

ART Grand Prix
Carro: McLaren MP4-12C GT3
Pilotos: a definir

O big boss do time, Fréderic Vasseur, não confirma mas não desmente o boato de que sua escuderia participará do ELMS em paralelo com o Blancpain Endurance Series, tendo pelo menos um McLaren MP4-12C GT3 no grid. A ver.

Morand Racing
Carro: a definir
Pilotos: a definir

Já confirmados no ELMS com um Morgan LMP2, os suíços da Morand Racing têm o objetivo de inscrever mais um carro, só que na LMGTC. Marca e pilotos por definir.

DKR Engineering
Carro: BMW Z4 GT3
Pilotos: a definir

A equipe de Kendy Janclaes participou do ELMS ano passado esporadicamente na LMP2 e também na LMGTC. Pretendem voltar em 2014 com pelo menos um carro.

Sébastien Loeb Racing
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: a definir

Também com planos de regressar ao ELMS neste ano, a Sébastien Loeb Racing cogita a participação no certame com pelo menos um LMGTC inscrito. Com a mudança anunciada pelo time, que troca o McLaren MP4-12C GT3 pelos Audi R8 LMS, vamos ver se a escuderia não muda seus planos.

Team Russia by Barwell
Carro: BMW Z4 GT3
Pilotos: Leo Machitski/Timur Sardarov/Jonny Cocker

Mais uma invasão russa na Endurance: com dinheiro daquele país, aparece mais uma equipe na LMGTC, associada aos britânicos da Barwell Motorsport. O principal dos pilotos russos na BMW Z4 GT3 do time é Leo Machitski, o primeiro campeão do FIA GT3 em dupla com o falecido Sean Edwards. Timur Sardarov, de 31 anos, aparece para sua primeira competição internacional. E o piloto mais forte do time é o britânico Jonny Cocker, que já disputou as 24 Horas de Le Mans em outras oportunidades pela Barwell.

Anúncios

Uma resposta em “Silly Season, ELMS 2014: equipes LMGTE/LMGTC

  1. Uma pena a IMSA largar o WEC com seu Porsche, era o mais bonito deles, em minha humilde opinião…mas se os carros vão continuar em ação pelo certame continental, menos mal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s