Direto do túnel do tempo (170)

tumblr_mp0mw3IVtS1qcgmxso1_1280RIO DE JANEIRO – Divisão 4, anos 70 e aí está uma raridade: um protótipo Manta guiado por Valdir Favarin. O ano, eu não tenho certeza – por eliminação creio que seja 1974, por dois fatores: primeiro que em 73, o piloto conduzia um estranho protótipo Bimotor, porque em 1975, no último ano do Campeonato Brasileiro dessa categoria, o carro dele era amarelo e verde, tinha aerofólio traseiro e corria com motor Chrysler.

Os protótipos Manta foram construídos no Paraná por Luiz Moura Brito e Márcio Leitão. Tinham chapas rebitadas de alumínio na carroceria e design elegante. Uma pena que a Divisão 4 não conseguiu sobreviver após duas temporadas (74/75) com grids minguados e carros, com raras exceções, pouco competitivos – ainda mais se considerarmos que em 1973 havia uma média superior a 20 inscritos por prova.

A foto que ilustra este post é do riquíssimo arquivo do Pietro Tebaldi.

Há 40 anos, direto do túnel do tempo.

Anúncios

Uma resposta em “Direto do túnel do tempo (170)

  1. Manta era o nome dado aos Protótipos construídos em Curitiba por Marcio Leitão, um deles foi Pilotado por Luis de Moura Brito, trazia um motor VW 1800 da Cirauto (preparadora dos franceses Pierre e Claude Bés – respeitadíssimos em Curitiba) – Marcio Iniciou com um protótipo DKW entre eixos, em 1964, tendo dividido este com Norman Casari numa prova longa no autódromo de PInhais em 1967. Este Protótipo em 1968 foi segundo colocado com Bruno Castilho na Inauguração do Autódromo de Aratiry-Assuncyon PY, atrás do Manta VW do Brito. Com a Divisão 4 Nacional seguiram- se muitos projetos, A característica dos carros de Marcio Leitão era a possibilidade de instalação de propulsores desde VW até V8. A sociedade na verdade aconteceu entre Marcio Leitão e Enzo Scalletti, um italiano apaixonado ex piloto diletante, empresário dos transportes e patrocinador do Manta de Brito com a marca BOSCA. Enzo igualmente patrocinou Mauricio Gugelmin na Formula FIAT (Outro construtor – Enriconi), outra história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s