Videos históricos – a primeira vitória de Roberto Pupo Moreno na Indy (2000)

RIO DE JANEIRO – O querido Marcus Zamponi, o saudoso “Zampa”, foi quem pôs nele – se não me falha a memória – o apelido de Baixo. Para muitos, ele era o Chaveirinho. Téo José, nos tempos de ChampCar na Manchete e depois no SBT, passou a chamá-lo de Operário da Velocidade. Alcunha que também caiu bem, por sua competência, empenho e vontade de estar nas pistas de corrida, qualquer que fosse o carro, qualquer que fosse a categoria.

Ontem, Roberto Pupo Moreno, o Baixo, completou 55 anos de idade. Cinco décadas e meia intensamente vividas – muito desse tempo respirando automobilismo.

Moreno é daqueles caras que sempre perseveraram em busca de um objetivo. Guiou absolutamente tudo o que você, leitor, for capaz de imaginar que se mova em quatro rodas – ônibus, inclusive, quando ainda era menor de idade e barbarizava nas ruas de Brasília. Em kartódromos e autódromos no Brasil e no mundo afora, mostrou seu valor e teve momentos de consagração absoluta.

Um deles está aqui no vídeo abaixo: a primeira vitória na Indy, em 2000. Foi na 9ª etapa, o Marconi Grand Prix, no Burke Lakefront Airport, em Cleveland (Ohio), uma das pistas que mais deixaram saudade, já que a corrida não acontece mais desde 2007.

Naquela época, o Brasil tinha vários representantes na categoria: Gil de Ferran, Hélio Castroneves, Tony Kanaan, Cristiano da Matta, Maurício Gugelmin, Tarso Marques e Luiz Garcia Jr., além do Moreno, é claro. Com o Reynard #20 de motor Ford alinhado por U.E. “Pat” Patrick e pintado nas cores da Visteon, o Baixo fez a pole nos treinos e dominou a corrida de forma incontestável. Liderou 91 das 100 voltas previstas. Vitória mais do que merecida naquele 2 de julho, há 14 anos.

Sempre bom lembrar, não é mesmo? Então aí está o vídeo com a íntegra do GP de Cleveland. E parabéns, Baixo!

Anúncios

12 respostas em “Videos históricos – a primeira vitória de Roberto Pupo Moreno na Indy (2000)

  1. Era também conhecido entre os gringos como “Super-Sub”!
    Moreno foi sem dúvida alguma, um dos grandes personagens do automobilismo!
    E era especialista em tirar leite de pedra, impressionante o número de “cadeiras elétricas” que ele carregou nas costas rumo à desempenhos improváveis nas cntp.
    Vida longa ao pequeno grande Moreno!

  2. Sou testemunha,tudo quê foi dito é verdade,e ainda faltou a parte da F1,lógico já quê o post é sobre a vitória da Indy.

  3. Esse aí era muito ídolo meu. Nesse dia ele me fez chorar de emoção com ele. Faltou só um título na Indy para sacramentar a carreira dele.

  4. Tenho miniatura do carro dele, do capacete e uma tabela de tempos de uma prova de kart em Florianópolis, com autógrafo dele. Meu ídolo.

  5. Moreno sempre foi um dos meus preferidos,um sujeito super bacana e do bem,e merecia melhor sorte na Fórmula 1,o que será que Moreno poderia ter feito e mostrado se ao invés de Coloni,AGS,Eurobrun,Andrea Moda e Forti Corse,tivesse tido Tyrrell,Arrows,Dallara,Ligier,Larrousse,March ou outra equipe média com carros muito melhores do que os que ele guiou.

    E só faltou incluir o Christian Fittipaldi e o Gualter Salles na lista dos Brasileiros que correram na CART em 2000,Rodrigo(o Gualter correr parte da temporada).

  6. Esta fase eu curti demais…tanto ele quanto os outros pilotos brasileiros, principalmente o Gil de Ferran e o André Ribeiro. Mas fiquei extremamente feliz com a vitória do Moreno que, se não me falhe a memória, venceu também em Vancouver, 2001.

  7. Todos os apaixonados por automobilismo (como eu), foi as lágrimas nesse dia, grande vitória de um grande piloto…. “O operário da Velocidade”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s