Direto do túnel do tempo (173)

southmclarenlbgpxq4RIO DE JANEIRO – Esta é uma McLaren M29 nos treinos para o GP dos EUA-Oeste no ano de 1980, no circuito urbano de Long Beach. Até aí, nada demais. O detalhe é que ela era pilotada pelo aniversariante do dia: o britânico Stephen South, que hoje completa 62 anos.

Naquela época, South foi chamado pela McLaren, ainda dirigida por Teddy Mayer e em franco processo de decadência técnica, para substituir Alain Prost, então um estreante na Fórmula 1 e que se acidentara no decorrer do fim de semana do GP da África do Sul. Sem condições físicas, o jovem francês foi substituído por Stephen, que na época estava a caminho de conseguir um lugar na Toleman para a disputa do Europeu de Fórmula 2.

Sem experiência nenhuma na categoria máxima e ainda mais num circuito de rua, South desperdiçou a chance que lhe foi dada: acabou em 27º e último no treino classificatório com o tempo de 1’24″121, mais lento até que as tétricas Shadow de David Kennedy e Geoff Lees.

A sorte não estava mesmo ao lado do britânico, que acabou assinando com a equipe de Paul Newman para disputar provas da série Can-Am, nos EUA e Canadá. Após estrear em Sears Point, na Califórnia e conseguir a 2ª posição em Mosport, South bateu violentamente durante os treinos para o GP de Trois-Rivières, em Québec, numa pista de rua. As lesões foram tão extensas que os médicos tiveram que lhe amputar uma perna, o que precipitou o fim da carreira de Stephen South, aos 28 anos de idade.

Há 34 anos, direto do túnel do tempo.

Anúncios

Uma resposta em “Direto do túnel do tempo (173)

  1. Puxa, que coisa, não sabia sobre o acidente na Can-Am. Eu lia sobre ele na Fórmula-3 inglesa, era citado como um piloto de futuro. Depois achei que, como tantos outros, não tinha decolado na carreira e foi fazer outras coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s