Outro ângulo

BhApzknIgAA1ZHzRIO DE JANEIRO – O Pedro Migão compartilhou essa foto no twitter há instantes e lá vou eu fazer o mesmo com os leitores do blog: aqui acima, temos um outro ângulo do flagrante da chegada sensacional do GP da Itália de 1971, em Monza, na corrida que ficou marcada por décadas como a de maior média horária da história – 242,615 km/h e também pela volta mais rápida marcada por Henri Pescarolo, em 247,016 km/h.

Naquele 5 de setembro, Peter Gethin (braço erguido na foto, como eu desconfiara) superou Ronnie Peterson (número #25) a bordo de sua BRM por apenas 0″010. François Cevert chegou em terceiro com a Tyrrell #2, 0″09 atrás do vencedor. Mike Hailwood, que fez uma reaparição estrondosa na Fórmula 1 com o Surtees #9, foi o quarto a 0″18. O carro #28 que aparece à esquerda é o McLaren do sueco Jo Bonnier, que chegou em décimo, quatro voltas atrasado.

O outro carro que chegou a menos de um segundo do vencedor foi a BRM de James Howden Ganley, em quinto, a 0″61 de Gethin. Chris Amon foi o sexto, a 32 segundos da turma que brigou pela vitória.

Bons tempos… e que foto maravilhosa, não?

Adendo: lembra o sempre atento Paulo Alexandre Teixeira, do blog Continental Circus que, se vivo fosse, Peter Gethin, o vencedor do GP da Itália, teria completado 74 anos nesta sexta-feira. O piloto faleceu em 5 de dezembro de 2011.

Anúncios

7 respostas em “Outro ângulo

  1. Eu desconheço os fatos dessa corrida, mas o que aconteceu para ter uma chegada dessas? Safety car na penultima volta q nao foi, certo??

    • Não existia Safety Car em 1971. O que existia era uma pista de Monza sem chicanes e um absurdo jogo de vácuo. Foi isso o que aconteceu.

  2. Eu “roubartilhei” a foto do perfil F1 Classics do Facebook – estava na rua e não coloquei a info no Twitter. Bons tempos onde não se precisava de artificialismos para uma boa disputa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s