Pistinha feia, essa…

piorpistaeverRIO DE JANEIRO – Quando menos se espera é daí que não sai nada mesmo. O mapa acima mostra o que será a pista na qual a Fórmula E, para carros elétricos, vai fazer uma prova de rua na China, em torno do estádio Ninho do Pássaro, um dos muitos “elefantes brancos” subutilizados depois de eventos como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, et cetera…

O mapa aponta para 20 curvas. Um monte delas são chicanes e as outras são esquinas. Curvas desafiantes, zero. Curvas de noventa graus, idem. Eu não gostei. Achei o traçado pouco atrativo, para não dizer feio. E olha que já existiram pistas de rua muito piores do que esta, usadas por qualquer categoria – inclusive a Fórmula 1 – e refiro-me a termos estéticos. A de Las Vegas, onde Nelson Piquet foi campeão em 1981, era uma mesmice só.

Aliás e a propósito: só quero ver o desenho da pista de rua do Rio de Janeiro…

Anúncios

7 respostas em “Pistinha feia, essa…

  1. Eu achei legal. Tem que ver que é de rua e nem sempre dá pra fazer umas coisas legais. Se colocasse curva demais também fica muito chato. Simples assim é bom também.

  2. Já foi divulgado o traçado da Fórmula E, no Rio de Janeiro, Rodrigo. Foi desenhado por Lucas di Grassi: http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2013/12/autor-do-circuito-di-grassi-revela-pista-de-rua-da-formula-e-no-rio-de-janeiro.html.
    O piloto, que disputa o Mundial de Endurance, é o diretor de projetos especiais da Fórmula E, e também pretende disputar o novo campeonato de carros elétricos. Na citada matéria, ele desvenda o processo de criação do traçado: “- Numa pista de rua, você não tem muito o que inventar, tem que respeitar os limites do lugar.”.

  3. No Aterro não tem como inventar muito, terão retas curvas e curvas longas, cotovelos e, provavelmente, chincanes. Agora, o visual do local deve ser muito bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s