The Prologue: Audi e Porsche dividem honras dos primeiros treinos

4d5a9263RIO DE JANEIRO – Os quase 4,6 mil km de testes efetuados em Paul Ricard deram resultado. A Porsche começa impressionando nos treinos coletivos do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em Paul Ricard. No chamado “The Prologue”, o novo 919 Hybrid veio forte, desbancando o Audi R18 e-tron quattro e o novo Toyota TS040 Hybrid após as duas primeiras sessões realizadas na França.

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O Porsche #20 de Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley liderou a folha de tempos, estabelecendo a marca de 1’41″788 (média de 204,8 km/h) – um segundo inteiro abaixo do melhor tempo da primeira sessão, quando de manhã Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer/Andre Lotterer foram os mais rápidos. O trio campeão do WEC em 2012 e vice em 2013 ainda melhorou o tempo à tarde, insuficiente porém para superar o Porsche.

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Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb, no outro carro do construtor de Weissach, ficaram com a 3ª posição – 1’42″126, 0″230 abaixo do Toyota de Alex Wurz/Stéphane Sarrazin/Kazuki Nakajima, que evoluiu quase um segundo e seis décimos em relação ao primeiro treino do dia. Lucas Di Grassi/Loïc Duval/Tom Kristensen figuraram somente na quinta colocação, com a marca de 1’42″407.

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Ainda com os velhos Lola B12/60 Toyota, a Rebellion Racing foi a única a andar hoje entre os protótipos da LMP1-L, para carros não-oficiais e sem sistemas de recuperação de energia cinética. O #12 de Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche ficou a pouco mais de três segundos do melhor tempo do Porsche #20. No outro carro, Fabio Leimer/Andrea Belicchi/Dominik Kraihamer não melhoraram à tarde o tempo registrado na primeira sessão – 1’46″915.

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Entre os LMP2 que compareceram a Paul Ricard, com a ausência do Strakka-Dome o plantel foi reduzido a cinco Oreca 03 e ao solitário Morgan da G-Drive Racing. O veterano japonês Shinji Nakano, inscrito no carro #23 da Millenium Racing, teve que trabalhar sozinho no The Prologue: Stefan Johansson não pôde comparecer e Mike Conway tem compromisso com a Fórmula Indy, como piloto do time de Ed Carpenter em circuitos mistos. Mesmo com os colegas de time ausentes, o ex-piloto de Fórmula 1 nas equipes Prost e Minardi marcou o melhor tempo do dia – 1’48″970.

Mesmo sem ter andado no treino da manhã, o Morgan da G-Drive Racing logo encontrou um bom ritmo à tarde e o #26 de Roman Rusinov/Olivier Pla/Julien Canal ficou com a segunda posição – 1’49″084, seguido pelo #22 de Fabién Giroix/John Martin e pelo #47 da KCMG com Richard Bradley/Matthew Howson/Tsugio Matsuda. Os dois carros da SMP Racing vieram logo após.

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Na divisão LMGTE-PRO, o Porsche #92 guiado por Marco Holzer/Fred Makowiecki/Richard Lietz registrou a melhor marca do dia com 1’58″041, poucos milésimos abaixo do melhor tempo do bólido alemão na primeira sessão do dia. A Ferrari #71 de Gianmaria Bruni/James Calado/Davide Rigon, única do time de Amato Ferrari, ficou em segundo com 1’58″277. A RAM Racing acabou com o terceiro tempo do grupo, graças ao 1’58″679 de Álvaro Parente/Matt Griffin/James Rossiter. Já o único Aston Martin inscrito na classe, para Alex MacDowall/Fernando Rees/Darryl O’Young ficou em quarto com 1’59″076. No total, o carro do time britânico completou 78 voltas ao fim das duas primeiras sessões de treinos coletivos.

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Entre os LMGTE-AM, destaque para a 8Star Motorsports, mais veloz com o tempo de 1’58″507 do carro guiado por Enzo Potolicchio/Paolo Ruberti/Gianluca Roda. O britânico Sam Bird ajudou o #81 da AF Corse, também guiado por Steve Wyatt e Michele Rugolo a ficar com o segundo tempo após os dois primeiros treinos, seguidos pelo Porsche de Klaus Bachler/Christian Ried/Khaled Al Qubaisi e pela Ferrari de Johnny Mowlem/Ben Collins/Mark Patterson.

Eis os tempos da primeira sessão, com o piloto mais rápido de cada carro

1 – Marcel Fassler (Audi R18 e-tron quattro) – Audi – 1’42″788
2 – Romain Dumas (Porsche 919 Hybrid) – Porsche – 1’42″912
3 – Timo Behrnard (Porsche 919 Hybrid) – Porsche – 1’43″260
4 – Alex Wurz (Toyota TS040 Hybrid) – Toyota – 1’43″910
5 – Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro) – Audi – 1’44″164
6 – Nicolas Lapierre (Toyota TS040 Hybrid) – Toyota – 1’44″922
7 – Nick Heidfeld (Lola B12/60-Toyota) – Rebellion – 1’45″551
8 – Andrea Belicchi (Lola B12/60-Toyota) – Rebellion – 1’47″424
9 – Fabien Giroix (Oreca 03-Nissan) – Millenium – 1’49″284
10 – Nicolas Minassian (Oreca 03-Nissan) – SMP Racing – 1’50″634
11 – Viktor Shaitar (Oreca 03-Nissan) – SMP Racing – 1’50″781
12 – Tsugio Matsuda (Oreca 03-Nissan) – KCMG – 1’51″431
13 – Richard Lietz (Porsche 991) – Manthey – 1’58″060
14 – James Calado (Ferrari 458) – AF Corse – 1’58″643
15 – James Rossiter (Ferrari 458) – RAM Racing – 1’58″666
16 – Paolo Ruberti (Ferrari 458) – 8Star – 1’58″852
17 – Marco Cioci (Ferrari 458) – AF Corse – 1’58″970
18 – Steven Wyatt (Ferrari 458) – AF Corse – 1’59″053
19 – Francois Perrodo (Porsche 997) – Prospeed – 1’59″113
20 – Ben Collins (Ferrari 458) – RAM – 1’59″139
21 – Nicki Thiim (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 1’59″675
22 – Alex MacDowall (Aston Martin Vantage) – Aston Martin-Bamboo – 1’59″823
23 – Khaled Al Qubaisi (Porsche 991) – Proton – 2’01″149

Eis os tempos da segunda sessão:

1 – Timo Behrnard (Porsche 919 Hybrid) – Porsche – 1’41″788
2 – Andre Lotterer (Audi R18 e-tron quattro) – Audi – 1’42″73
3 – Marc Lieb (Porsche 919 Hybrid) – Porsche – 1’42″126
4 – Alex Wurz (Toyota TS040 Hybrid) – Toyota – 1’42″356
5 – Loic Duval (Audi R18 e-tron quattro) – Audi – 1’42″407
6 – Anthony Davidson (Toyota TS040 Hybrid) – Toyota – 1’43″959
7 – Nico Prost (Lola B12/60-Toyota) – Rebellion – 1’44″806
8 – Fabio Leimer (Lola B12/60-Toyota) – Rebellion – 1’46″915
9 – Shinji Nakano (Oreca 03-Nissan) – Millennium – 1’48″970
10 – Oliver Pla (Morgan-Nissan) – G-Drive Racing – 1’49″084
11 – John Martin (Oreca 03-Nissan) – Millennium – 1’49″432
12 – Matt Howson (Oreca 03-Nissan) – KCMG – 1’49″722
13 – Nicolas Minassian (Oreca 03-Nissan) – SMP – 1’49″796
14 – Kirill Ladygin (Oreca 03-Nissan) – SMP – 1’50″321
15 – Marco Holzer (Porsche 991) – Manthey – 1’58″041
16 – Davide Rigon (Ferrari 458) – AF Corse – 1’58″277
17 – Paolo Ruberti (Ferrari 458) – 8Star – 1’58″507
18 – Michele Rugolo (Ferrari 458) – AF Corse – 1’58″545
19 – Matt Griffin (Ferrari 458) – RAM – 1’58″679
20 – Klaus Bachler (Porsche 991) – Proton – 1’59″055
21 – Alex MacDowall (Aston Martin Vantage) – Aston Martin-Bamboo – 1’59″076
22 – Mark Patterson (Ferrari 458) – RAM – 1’59″258
23 – Luis Perez-Companc (Ferrari 458) – AF Corse – 1’59″419
24 – Nicki Thiim (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 1’59″457
25 – Emmanuel Collard (Porsche 997) – Prospeed – 1’59″573

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4 respostas em “The Prologue: Audi e Porsche dividem honras dos primeiros treinos

  1. Boto fé neste Porsche…mas creio em disputa acirrada com os demais, Audi e Toyota. Animador este treino para todas as categorias, como diria o Teo José, “sintoma” de uma grande temporada.

  2. Não me conformo com a feiura do novo R18. A Audi foi de um dos mais bonitos protótipos de todos os tempos para um dos mais feinhos.

    Ia torcer pro Di Grassi esse ano. Mas o novo turbopanzer é tão bonito!

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