Show de Endurance!

10012933_618376684912581_1579454971_o

RIO DE JANEIRO – Começa hoje em Tarumã o melhor campeonato de Endurance do país. Já que, repito, não temos um certame nacional por inépcia, desinteresse de muitos, revanchismo ou tudo isso junto e mais um pouco, a turma do Rio Grande do Sul dá mais uma aula de como fazer automobilismo.

614813_618377458245837_1288566872_o

Não obstante o que acontece com as categorias Fórmula Júnior e Fórmula Gaúcha, que mostraram crescimento evidente em 2013 e bom nível técnico, a Endurance impressiona por tudo: o colorido dos carros, a qualidade dos equipamentos, a diversidade de categorias e, principalmente, um grid espetacular.

1082269_618377151579201_1812964576_o

Era para ser 45 carros, mas um Opala que voltava às pistas bateu num treino e não pôde ser reparado. O MRX #80 da equipe Power Imports explodiu o motor e não larga. Também um Gol inscrito por um pessoal de Guaporé e aguardado em Tarumã, não compareceu. O #12 de Jindra Kraucher/Luciano Cardoso sofreu um acidente e seria reparado para que pudesse alinhar. Caso o time não consiga pôr o carro na pista a tempo, mesmo assim é um plantel de respeito. Afinal, que campeonato hoje neste país coloca 41 carros numa mesma pista?

DSC_0215

A pole position, na ausência do MRX “foguete” normalmente guiado por Juliano Moro, foi do novo protótipo MR18 dos gêmeos Felipe e Vinícius Roso, mais Cláudio Ricci. Com sua aparência de Peugeot 908 HDi FAP LMP1, o protótipo made in Rio Grande cravou 1’01″627, média de 177,52 km/h. A seu lado, na primeira fila, figura o MRX #10 de Cristiano Tigrinho Almeida/Machão Cardoso/Vicente Orige. Tiel de Andrade pôs o MC Tubarão com o terceiro tempo e os sul-matogrossenses Nilson e José Ribeiro qualificaram o MRX com motor Ford Duratec em quarto – pole da categoria II. Serão, aliás, sete classes na pista.

10010731_618376688245914_1502382884_o

O site da Cronomap, do querido amigo Aldo Pastore, terá o live timing das 3 Horas de Tarumã, a primeira corrida do Gaúcho de Endurance 2014.

Anúncios

14 respostas em “Show de Endurance!

  1. Nos tempos saudosos de Speed com a dupla heróica Lago / Figueroa, essas corridas eram transmitidas, com narração de locutor local muito folclórico, ele por exemplo dizia: agora chegou, sentou no banco de trás e vai discutir a posição. Agora com a estrutura de 2 canais do FOX Sports, 3 jornalistas especializados no Rio e 2 em São Paulo, temos muito menos e basta atrasar por chuva Martinsville, que lá vem VT de Ludopédio!

      • Sim , muito legal e esse veterano também narrava as Sextas-Feiras de arrancada em Tarumã, o campeonato gaúcho de marcas, com quase 50 carros, de onde veio o comentário que citei.

      • Sim, ainda é ele que narra também toda as 12 horas em dezembro.

      • Isso mesmo Rodrigo! Ademir “Perna” Moreira!

        Vale a pena ver este vídeo! Algumas pérolas dele estão ali… heheh

  2. Ainda falando dos tempos antigos de Speed, era transmitido toda semana programa de 1 hora sobre a Turismo Carretera. Copa Ouro, Prata e TC Moura as 3 divisões da categoria mais antiga e apaixonante da Argentina, que leva mais torcedores aos autódromos, Com seus velhos chassis e carrocerias modificadas de Ford Falcon 4 portas, Chevrolet, Torino e Dodge Reliant, todos com seus motores originais equalizados por regulamento, 3.100cc 6 cilindros em linha e apenas um carburador Weber Duplo 48mm e reforço estrutural tubular. Quem narrava era locutor gaúcho com sotaque da fronteira. Tempos em que Figueroa falava da força do mal de Rick Hendrick e Lago dizia que Figueroa recebia visitas noturnas de homenzinhos verdes. Os dois faziam e falavam o que queriam, acho que só aqui em terras tupiniquins eram ouvidos.

  3. Caro Rodrigo : como fundador e Coordenador da Confraria dos Jurássicos, que reúne pilotos do passado automobilístico de competição do Rio Grande do Sul, e creio que única desta natureza no Brasil, atuante e até com Livro publicado ( Das Pistas para a História), desejo te parabenizar pelo conteúdo preciso e honesto do post acima, ressaltando não somente o sucesso da Endurance no RGS, como também das categorias de Fórmulas Júnior e 1.6 e principalmente o espírito empreendedor e destemido daqueles que fazem acontecer estas categorias.
    Raríssimo se ouvir ou ler comentários a respeito do automobilismo gaúcho provindos de profissionais que fazem parte da mídia do centro do país.
    Em um futuro próximo apreciaríamos muito ter a tua companhia em alguma de nossas reuniões festivas mensais ou Racing Day, onde por vezes durante o ano voltamos sem compromisso, pilotos do passado que hoje variam de 62 a 76 anos de idade, a disputar contra o relógio as voltas dos circuitos de Tarumã ou do Velopark.
    Somos gratos pela tua atenção.
    Roberto Giordani
    Coordenador

    • Sem falar da etapa do Rally Sulamericano em Erechim que é organizadíssimo. Já pensou um WRC?

      Sempre encontro jornalistas de um certo canal que vão pra lá fazer matéria por conta porque o dito canal não se interessa…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s