TUSC: duas corridas e mais de 50 carros em Laguna Seca

RIO DE JANEIRO – Casa cheia para o quarto evento do Tudor United SportsCar Championship. O circuito Mazda Raceway, em Laguna Seca, vai receber duas provas da série no mesmo dia, 4 de maio. É que a pista não permite que os 57 carros inscritos corram juntos, por questões de extensão e também de segurança.

O jeito é dividir as classes Prototype e GT Le Mans numa prova e Prototype Challenge e GT Daytona noutra. Serão 23 bólidos na prova dos carros mais importantes e 34 nas duas categorias Pro-Am do TUSC.

ActionExpressApós três etapas, João Barbosa e o brasileiro Christian Fittipaldi somam 98 pontos e lideram na classe Prototype com o Corvette DP da Action Express. Dupla tenta segundo triunfo da temporada em Laguna Seca

Na divisão principal, 12 protótipos confirmaram participação, inclusive o DeltaWing que não foi a Long Beach. Com o já anunciado abandono da Muscle Milk Pickett Racing, mais uma a deixar a categoria, os LMP2 presentes são cinco: o Morgan Nissan da OAK Racing, os dois HPD da Extreme Speed Motorsports e os lentíssimos Mazda SDR-14 de motor turbodiesel.

A IMSA confirmou também que haverá uma redução de potência para os motores dos chamados Daytona Prototypes, a partir de Laguna Seca. Scott Elkins, vice-presidente da entidade, disse que não há muito mais o que fazer para minimizar a diferença que existe, desde o início do campeonato, entre os DPs e os LMP2. Desbalanceou-se o desempenho destes últimos em detrimento dos primeiros. O comitê técnico errou na dose e o mal já está feito. Tanto que as equipes com carros dentro do regulamento LMP2 já estudam outras possibilidades para a temporada 2015, o que seria terrível para o Tudor United SportsCar Championship.

201403-P90145166-zoom-origBill Auberlen e Andy Priaulx (BMW Team RLL) defendem a liderança entre os pilotos da GT Le Mans. Dupla do #55 soma noventa pontos contra 88 de Nick Tandy/Richard Lietz, da Porsche

Enfim, voltemos ao plantel: na GT Le Mans (GTLM), onze carros vão participar da disputa. A boa notícia é a volta da Krohn Racing, uma vez que Tracy Krohn e Nic Jönsson, que formarão a dupla no #57, têm que “desenferrujar”. Os dois estão confirmados na Ferrari F458 Italia do Team Taisan Advan na disputa das 24 Horas de Le Mans neste ano.

Na Risi Competizione, só Giancarlo Fisichella está confirmado para esta prova. Nada, ainda, quanto ao retorno de Matteo Malucelli. Dane Cameron, que colaborou com o time de Houston em Long Beach, regressa ao seu posto de piloto BMW na Turner Motorsports, pela classe GTD.

corequaliDe volta após a ausência compulsória em Long Beach, a CORE Autosport lidera na Prototype Challenge. Colin Braun e Jonathan Bennett somam 72 pontos. O brasileiro Bruno Junqueira está em 6º lugar

Com 10 carros apenas, a Prototype Challenge tem como ausência o #87 da BAR1 Motorsports, inteiramente destruído após o acidente nas 12 Horas de Sebring. A Performance Tech Motorsports e a PR1/Mathiasen, por sua vez, tiveram seus Oreca FLM09 Chevrolet reconstruídos e comparecem sem problemas ao evento. O brasileiro Bruno Junqueira reaparece no #09 da RSR Motorsports ao lado de Duncan Ende.

csm_AIM_Ferrari_Sebring2014_79bfe48cc6Ferrari F458 Italia GT3 de Bill Auberlen/Bill Sweedler: dupla da AIM Autosport comanda campeonato com 69 pontos. Carro terá nova pintura na etapa de Laguna Seca

Na GTD, que tem o SRT Viper também confirmado após o incêndio nas 12 Horas de Sebring, uma das atrações é a estreia do garoto Eddie Cheever III, de 20 anos. Filho do antigo piloto Eddie Cheever Jr., ele correrá com a Ferrari F458 GT3 número #51, inscrita pela equipe Spirit of Race, ao lado do sul-africano Jack Gerber.

As corridas do Grande Prêmio de Laguna Seca terão duração de duas horas cada. PC e GTD largam às 13h15 locais (17h15 de Brasília). Já as classes Prototype e GTLM começam sua corrida quatro horas e meia depois (21h45 de Brasília).

A lista completa de inscritos está aqui.

3 respostas em “TUSC: duas corridas e mais de 50 carros em Laguna Seca

  1. “Scott Elkins, vice-presidente da entidade, disse que não há muito mais o que fazer para minimizar a diferença que existe, desde o início do campeonato, entre os DPs e os LMP2.”

    Tu ta de brincation with me Scott Elkins ? Vai ficar andando com essa porcaria desses teus DPs pra lá hein ? Não são rápidos, nem seguros, nem bonitos, nem resistentes. SABE DE NADA INOCENTE.

    E que bom que vão dividir as corridas, por mais que eu goste de ver um monte de carro junto, com um monte de barbeiro que tem no TUSC e areia em Laguna Seca seria uma amarela atrás da outra, com 2 horas, era vitória do safety car com certeza. Fora que não vai atrapalhar tante na disputa da GT que é a principal categoria né ? Sejamos sinceros…

  2. Acho excepcional esses carros “abertos” como da CORE Autosport acima.
    Talvez por ser fã da F1, de ver os capacetes, esses protótipos me parecem mais carros de corrida do que os demais!

  3. Antes da fusão, os LMP2 eram mais rápidos que os DP’s, pois são mais leves e modernos…como o presidente da IMSA vem dizer que não há muito mais o que fazer para equilibrar? Pode sim…pode ao menos rever as restrições feitas aos P2 para terem, ao menos, a mesma possibilidade de vitórias. Dai, deixa o pau quebrar (no bom sentido…), cada um com sua estratégia e seus pilotos (uns muito bons e outros nem tanto), que defina o vencedor. Eu gostava muito de assistir as corridas da Rolex, assim como adorava a ALMS…os dois protótipos são capazes de proporcionar corridas sensacionais e não há a menor necessidade de favorecer os carros americanos em detrimento aos europeus.
    O campeonato oriundo da fusão tem tudo para dar certo, mas precisam rever estas divergências neste primeiro ano de existência…senão, podem pagar muito caro depois.

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