Tambay leva pole na abertura do DTM

16 Adrien Tambay (F), Audi Sport Team Abt, Audi RS 5 DTM

RIO DE JANEIRO – Filho do ex-piloto de Fórmula 1 Patrick Tambay, o francês Adrien Tambay conquistou neste sábado a primeira pole position da carreira no DTM, o popular Campeonato Alemão de Turismo que dá a largada neste domingo para a primeira de 10 etapas, no circuito de Höckenheim.

Com seu Audi RS5 DTM, o gaulês de 23 anos foi insuperável no Q3 que definiu o grid. A categoria abandonou para 2014 o formato de Final Four com uma volta lançada. Foram oito pilotos decidindo a pole position, enquanto dez ficaram pelo caminho no Q2 e outros cinco “dançaram” no Q3.

O treino começou com um verdadeiro fiasco da Mercedes. TODOS os cinco carros que falharam a passagem para o Q2 eram da marca de Stuttgart. Paul Di Resta regressou à categoria com um tristonho 19º lugar no grid e a estreia de Vitaly Petrov na categoria deixou o russo na última posição do pelotão. Entre os dois que passaram pela Fórmula 1, Dani Juncadella, Christian Vietoris e Robert Wickens.

Veio o Q2 e o desastre da turma da estrela de três pontas prosseguiu, com Gary Paffett e Pascal Wehrlein alijados da fase decisiva da qualificação e ambos ocupando a 8ª fila do grid. Quem também não se saiu bem foi Jamie Green, da Audi, com a décima-oitava posição.

3 Augusto Farfus (BR), BMW Team RBM, BMW M4 DTM

O brasileiro Augusto Farfus não encaixou uma boa volta na segunda parte do treino e acabou fora da disputa pela pole. Vai largar em 12º, ao lado do campeão Mike Rockenfeller, na sexta fila. Entre os estreantes, o melhor foi o português Antônio Félix da Costa, com um excelente 3º posto, à frente do campeão de 2012 Bruno Spengler. Nico Müller larga em 13º e Maxime Martin em décimo-quarto.

O grid do DTM:

1. fila
Adrien Tambay (Audi RS5) – Abt – 1’32″272 – Q3
Marco Wittmann (BMW M4) – RMG – 1’32″419 – Q3
2. fila
Antonio Felix da Costa (BMW M4) – MTEK – 1’32″475 – Q3
Bruno Spengler (BMW M4) – Schnitzer – 1’32″600 – Q3
3. fila
Mattias Ekstrom (Audi RS5) – Abt – 1’32″624 – Q3
Miguel Molina (Audi RS5) – Abt – 1’32″787 – Q3
4. fila
Edoardo Mortara (Audi RS5) – Abt – 1’32″898 – Q3
Martin Tomczyk (BMW M4) – Schnitzer – 1’33″113 – Q3
5. fila
Timo Glock (BMW M4) – MTEK – 1’32″603 – Q2
Timo Scheider (Audi RS5) – Phoenix – 1’32″706 – Q2
6. fila
Mike Rockenfeller (Audi RS5) – Phoenix – 1’32″717 – Q2
Augusto Farfus (BMW M4) – RBM – 1’32″739 – Q2
7. fila
Nico Muller (Audi RS5) – Rosberg – 1’32″756 – Q2
Maxime Martin (BMW M4) – RMG – 1’32″792 – Q2
8. fila
Gary Paffett (Mercedes C-Coupe) – HWA – 1’32″834 – Q2
Pascal Wehrlein (Mercedes C-Coupe) – HWA – 1’32″840 – Q2
9. fila
Joey Hand (BMW M4) – RBM – 1’32″885 – Q2
Jamie Green (Audi RS5) – Rosberg – 1’32″986 – Q2
10. fila
Paul Di Resta (Mercedes C-Coupe) – HWA – 1’33″639 – Q1
Daniel Juncadella (Mercedes C-Coupe) – HWA – 1’33″746 – Q1
11. fila
Robert Wickens (Mercedes C-Coupe) – HWA – 1’33″875 – Q1
Christian Vietoris (Mercedes C-Coupe) – HWA – 1’34″242 – Q1
12. fila
Vitaly Petrov (Mercedes C-Coupe) – Mucke – 1’34″367 – Q1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s