RIO DE JANEIRO – Banzai! João Paulo de Oliveira e Hironobu Yasuda venceram neste domingo os 500 km de Fuji, 2ª etapa do Super GT japonês. Largando da pole position, a dupla do Calsonic Team Impul dominou amplamente as 110 voltas da disputa e após 3h07min de disputa, receberam a quadriculada com quase 25 segundos para cima dos atuais campeões Kohei Hirate/Yuji Tachikawa.
Com esse resultado, somado ao 3º posto em Okayama a dupla assumiu a liderança do campeonato com 31 pontos. Isso significa que Oliveira/Yasuda vão para a próxima corrida, em Autopolis, carregando nada menos que 62 kg de lastro adicional, quarenta a mais do que em Fuji.
Os modelos Nissan e Lexus continuam melhores que os Honda NSX neste começo de campeonato do Super GT. Entre os dez primeiros, nove eram das duas primeiras marcas, com o único Honda que terminou a corrida – o de Naoki Yamamoto/Jean-Karl Vernay – na 10ª posição. No último lugar do pódio ficou a dupla formada por Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto.
O veterano Michael Krumm fez excelente corrida e chegou em 4º, correndo em dupla com Daiki Sasaki. Vencedores em Okayama, Andrea Caldarelli/Daisuke Ito completaram os cinco primeiros.
Na GT300, cuja disputa foi marcada pelo forte acidente do Lamborghini de Manabu Orido/Takayuki Aoki, mais uma vez deu BMW – e de novo com a dupla Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka, para a alegria do folclórico chefe de equipe do time, ninguém menos que Ukyo Katayama. A dupla completou 102 voltas e venceu com apenas 1″061 de vantagem para a Mercedes da equipe Gainer Dixcel, guiada por Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim.
Com mais um triunfo, a dupla do carro #4 atinge a pontuação máxima na temporada e em Autopolis terão que competir com nada menos que 80 kg de troféu bigorna. O carro campeão do ano passado, guiado por Tomoki Nojiri/Yukhi Nakayama, completou o pódio em Fuji.
Pole position da divisão, a dupla Kazuki Hoshino/Lucas Ordonez acabou em 5º lugar, atrás dos experientes Jörg Müller/Seiji Ara, noutra BMW. O Toyota Prius com sistema híbrido chegou em 6º, à frente do McLaren da Cars Tokäi Dream 28. Completaram os 10 primeiros a Mercedes da equipe Leon e dois Nissan, da STP Gaia Taisan e da Iwasaki APR.
Classificação do campeonato após 2 etapas:
GT500
1. Hironobu Yasuda/João Paulo de Oliveira – 31 pontos
2. Daisuke Ito/Andrea Caldarelli e Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto – 26
4. Yuji Tachikawa/Kohei Hirate – 15
5. Oliver Jarvis/Hiroaki Ishiure – 13
6. Michael Krumm/Daiki Sasaki – 8
7. Naoki Yamamoto/Jean-Karl Vernay e Tsugio Matsuda/Ronnie Quintarelli – 7
9. Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi – 5
10. Yuhi Sekiguchi/Juichi Wakisaka – 4
11. Vitantonio Liuzzi/Kosuke Matsuura – 3
12. James Rossiter, Ryo Hirakawa e Takashi Kogure/Hideki Mutoh – 2
15. Satoshi Motoyama/Masataka Yanagida – 1
GT300
1. Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka – 40
2. Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim – 26
3. Jörg Müller/Seiji Ara – 23
4. Kazuki Hoshino/Lucas Ordonez – 14
5. Yukhi Nakayama/Tomoki Nojiri – 13
6. Haruki Kurosawa/Kyosuke Mineo – 9
7. Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi e Morio Nitta/Koki Saga – 5
9. Kazuho Takahashi/Hiroki Katoh e Shinya Hosokawa/Koji Yamanishi – 4
11. Richard Lyons e Tomonobu Fujii – 3
13. Naoki Yokomizo/Shogo Mitsuyama – 2
14. Masayuki Ueda/Hideki Yamauchi e Yuki Iwasaki/Masami Kageyama – 1
Somando sabado e domingo, um publico de quase 90 mil pessoas.
Incontestável a superioridade da dupla (Hironobu Yasuda/João Paulo de Oliveira) e com direito a Hat Trick (Pole, Win, Fastest Lap)
Ouvi um comentário que o fraco desempenho da Honda deve-se ao motor central-traseiro, apesar da melhor distribuição de peso, não está se adaptando ao novo chassi e aos pneus pois ambos foram desenvolvidos para motores dianteiros.
E some-se a isso, Wilson, o fato do carro possuir um KERS que não tem sido suficientemente bom para passar potência para o carro.
Tem razão, acho que até agora, o KERS está funcionando como um lastro.
Olá Rodrigo,
Vendo algumas fotos dos carros do Super GT, eu reparei que eles são parecidos com os carros da DTM.
E só coincidência ou há alguma ligação entre os dois campeonatos?
Sim, o regulamento passa a ter diversas semelhanças neste ano.
Rodrigo, você sabe quando o FOX Sports vai ter direitos de transmissão do Super GT?