Da série ‘parabéns aos envolvidos’: mais um autódromo brasileiro com morte decretada

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RIO DE JANEIRO – Aproveitem enquanto há tempo: o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, e o Kartódromo próximo ao circuito, vão ser desativados brevemente. A partir de 2015, a pista reinaugurada em 1989 com uma corrida de Stock Car, vai receber o chamado “beijo da viúva” e deixará de existir – tal como aconteceu com o Autódromo de Jacarepaguá.

Vence, mais uma vez, a especulação imobiliária, pois o terreno do autódromo será cedido para a construção de condomínios residenciais. Olhando no Google Maps, é realmente um terreno de extensão bem considerável, em torno de 657 mil metros quadrados. E, logicamente, a conta foi feita no seguinte prisma: se cabem muitos condomínios no terreno, para que ter um autódromo, não é mesmo?

É triste… Curitiba era uma das únicas duas pistas no padrão “FIA” no país e, desde que a MotoGP deixou de vir ao Brasil, sediava eventos internacionais como o WTCC e a AutoGP World Series, tal qual Interlagos, que tem a Fórmula 1 e o WEC e já recebeu também o ITC e o FIA GT.

A pista, inaugurada em 1967, permaneceu na ativa até 1973, quando foi desativada pela primeira vez. Com a iniciativa privada, o traçado foi reformado e reativado em 1989 com uma corrida de Stock Car (salvo engano, vencida por Chico Serra – o diligente Miltão Alves confirmou que eu estava certo), com intensa atividade desde então – com uma ligeira intervenção da CBA por falta de segurança na pista, o que acarretou o fechamento temporário do autódromo e o retorno das atividades em 1996.

O grupo Inepar foi o responsável pela manutenção da estrutura durante praticamente todo este período. Ocorre, também o seguinte: o Autódromo está estabelecido como pessoa jurídica sem fins lucrativos. “Arrendamos o local em 1994, com um contrato de dez anos, automaticamente renovado por mais dez”, conta Jauneval de Oms, o Peteco, presidente do AIC e da Inepar.

E desde o início do ano, choviam boatos sobre um possível fim do Autódromo, uma vez que o terreno estava penhorado havia 17 anos em decorrência de dívidas trabalhistas de uma empresa da qual o proprietário original, Flávio das Chagas Lima, já falecido, era sócio.

Boatos que, infelizmente, devem se concretizar.

#RIP Autódromo Internacional de Curitiba. #RIP Automobilismo Brasileiro.

92 respostas em “Da série ‘parabéns aos envolvidos’: mais um autódromo brasileiro com morte decretada

    • sou totalmente a favor de uma manifestação… que inferno!! o automobilismo brasileiro já esta escasso por conta da máfia que é a CBA e agora no PR vamos ficar sem um autódromo para receber grande parte da agenda de esportes a motor do Brasil! por favor, vamos divulgar isso e cobrar algo também em relação ao automobilismo que, aliás só vejo críticas em relação aos nossos pilotos mas nada nunca é feito!!!!

    • Descaso total. No momento em que devemos acreditar e divulgar o Turismo Esportivo, Eis que chega esta bomba. Somos totalmente contra a desativaçao do AUtodromo e Kartodromo de Pinhais. O que pode ser feito para impedir esta especulaçao ridicula. Onde irao colocar tanta gente e tanto carro em cidades sem estrutura para tal. Ja estamos sofrendo um caos no transito de Curitiba.

  1. como pode onde vão se reuni as pessoa que ali ficavão o fim de semana nos eventos de arrancada, festival brasileiro de arrancada vai se aonde depois que desativarem esse autodromo eu como amante da velocidade e do automolismo vou ficar muito sentido eu torcendo que tivesse um aqui na minha cidade e outros querendo destruir o que ta pronto

  2. Uma pena não se tentar um projeto com os condomínios inseridos dentro do autódromo.
    Dessa forma seria criado um condomínio temático com hotel, pequenos comércios, shopping (que poderia ser voltado ao tema automóvel), e edifícios de apartamentos (alto padrão?). As ruas poderiam ser o próprio traçado, os boxes poderiam ser multi-funcionais … enfim, zilhões de opções e idéias. Do alto de minha ignorância, desconheço algo do gênero no mundo.
    Com esse projeto, preservaria-se o local para o esporte a motor, alem de ser um chamariz especial de venda.
    Daria uma vontade danada de comprar um ap lá dentro”!!!
    Né?

    • mas é dificil pensar que vá perdurar por mais tempo – dá pra imaginar o quão cobiçado deva ser seu enorme terreno.

      bacana seria se houvesse um modo de provocar o tombamento do autódromo, afinal é um projeto do engenheiro-arquiteto paranaense Lolo Cornelsen, não é?
      aliás, também autor do finado Jacarépaguá – triste sina.
      o homem também projetou os do Estoril em Portugal (aquele mesmo, que sediou o GP de Portugal por bons anos) e de Luanda em Angola, inativo há décadas , mas ainda erguido , até onde sei.

  3. o governo federal poderia desapropriar a area, acho que vale uns 150 milhoes no minimo. e pouco em relação ao 1,5 bi gasto no estadio de brasilia

  4. Pingback: Autódromo de Curitiba deve ser desativado até 2015

  5. Infelizmente o terreno é privado, assim como o autodromo, a nós, fas do automobilismo só resta lamentar o fechamento de uma das poucas pistas padrao FIA (nao FIFA, rs) do pais…

  6. Pingback: Administradores negam desativação do Autódromo de Curitiba! Saiba mais…. | Tração traseira

  7. Ta de sacanagem…mais um indo embora e nenhum nascendo, assim fica difcil ter automobilismo no Brasil…

  8. Cadê os políticos pra defender o direito ao esporte e lazer? Cadê os empresários que faturam alto com o automobilismo? Cadê o governo que só faz promessas de novos locais para a pratica segura do automobilismo mas não intervem para o defesa popular diante deste fato? Quantas famílias vivem do esporte motor em todas as categorias do automobilismo paranaense? As equipes e pilotos já fazem muito e pagam caro pra trazer diversão para o publico. As ruas vão se encher de rachadores furiosos. E a segurança no transito que vai ser comprometida, sempre se falou em tirar os jovens das provas clandestinas, e agora?
    Se a prefeitura de Pinhais não consegue resolver, porque o governo não faz?! Deve ser mais barato do que as perdas das vidas nas ruas de Curitiba e região metropolitana”. Se fosse estádio estavam investindo.
    Meritíssimo Juiz, o povo precisa deste espaço.
    O Autódromo não pode fechar! Todos só temos a ganhar!!

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    • Tem certeza, Douglas? Pensa bem: é claro que eles vão desmentir e interessa desmentir. Mas a ressalva do “Se eventualmente acontecer uma proposta concreta” entrega a possibilidade do fim do autódromo.

  12. . O pessoal o novo já está sendo orçado! Será em Quatro Barras. Eles não fazem nada sem lucrar. Por outro lado esse de Pinhais e não de Curitiba como divulgam, já não tem estrutura para eventos maiores. Precisa mudar mesmo.

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